Repository logo
 
Publication

Da idealização da prática à construção de balizas para o agir contextualizado

dc.contributor.authorPinto, Jorge
dc.contributor.authorSequeira, Ana Pires
dc.date.accessioned2018-01-11T11:06:22Z
dc.date.available2018-01-11T11:06:22Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractNa formação inicial dos futuros professores do 1º ciclo do Ensino Básico o estágio aufere uma centralidade no projeto formativo. Contudo, o estágio é um local de encontro entre duas culturas institucionais, mais ou menos divergentes. Este estudo procura perceber como é que os estudantes vivem e lidam, em termos da sua aprendizagem, com esta complexidade. É um estudo de natureza qualitativa que envolveu 22 estudantes. Os dados revelaram que apesar dos sentimentos de ambiguidade se reconhece a ocorrência de aprendizagens importantes, a importância do supervisor da instituição de formação, e a necessidade de valorização do professor cooperantept_PT
dc.description.abstractIn the initial teachers training of the Primary Education, the internship has a centrality in the training project. Sometimes, the internship is a meeting place between two divergent institutional cultures. This study seeks to understand how students live and deal, in terms of their learning, with this complexity. It is a qualitative study involving 22 students. The data revealed that despite the feelings of ambiguity it is recognized the occurrence of important learning, the importance of the supervisor of the training institution, and the need to value the cooperating teacheren
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinto, J., & Sequeira, A. P. (2017). Da idealização da prática à construção de balizas para o agir contextualizado. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 6, 434-437.pt_PT
dc.identifier.issn2386-7418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20061
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Coruñapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2985pt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectConstrução de um referencial profissional pessoalpt_PT
dc.subjectO papel da prática pedagógicapt_PT
dc.subjectInitial teachers trainingen
dc.subjectConstruction of a professional personal referentialen
dc.subjectThe role of pedagogical practiceen
dc.titleDa idealização da prática à construção de balizas para o agir contextualizadopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoruñapt_PT
oaire.citation.endPage437pt_PT
oaire.citation.startPage434pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpt_PT
oaire.citation.volumeExtr., nº 6pt_PT
person.familyNamePinto
person.familyNamePires Sequeira
person.givenNameJorge
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id7218-24BB-3DBB
person.identifier.ciencia-id6D19-2AE9-8A04
person.identifier.orcid0000-0002-2819-8114
person.identifier.scopus-author-id37063603600
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen
relation.isAuthorOfPublication84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146
relation.isAuthorOfPublication766bdda3-8e2b-450b-b7df-d9aa08bf18f2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery766bdda3-8e2b-450b-b7df-d9aa08bf18f2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Da idealização da prática à construção de balizas para um agir contextualizado - pp. 434-437.pdf
Size:
279.21 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: