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Advisor(s)
Abstract(s)
A auditoria, desde a antiguidade, tem tido como principal objetivo a deteção de fraudes
e erros materialmente relevantes que de alguma forma possam vir a influenciar a
imagem fiel e verdadeira da empresa. Assim sendo, não é de admirar que cada vez
mais seja encarada pelos stakeholders como uma ferramenta, extremamente, útil para
ajudar a combater os escândalos que têm surgindo por todo o mundo. O relatório de
auditoria é o culminar de todo este processo, uma vez que é o documento que em
poucos parágrafos traduz a imagem fiel e verdadeira da empresa auditada. Tem sido
alvo de algumas mudanças, tanto ao nível do seu conteúdo como do seu layout (short
form/long form).
Este artigo resulta de uma pesquisa efetuada sobre a relação existente da emissão de
um relatório de auditoria com reservas nas mudanças do auditor realizada pela
empresa cliente. Neste sentido, analisámos a literatura a nível internacional, tendo por
base vários estudos empíricos efectuados nas últimas décadas em vários continentes.
Podemos constatar que existem fatores suscitáveis de causar conflitos entre as duas
partes integrantes do processo: auditor e empresa cliente. É nossa intenção que este
seja um primeiro passo para futuras investigações, no âmbito nacional.
Description
Trabalho apresentado no XV Encuentro AECA, 20-21 de setembro 2012, Ofir, Portugal
Keywords
Relatório de auditoria Mudança de auditor