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A intervenção do enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiatria no cuidar da pessoa com perturbação depressiva major :
dc.contributor.advisor | Melo, Ana | |
dc.contributor.author | Antunes, Vera Alexandra Pires | |
dc.date.accessioned | 2017-09-20T11:13:52Z | |
dc.date.available | 2017-09-20T11:13:52Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Este relatório pretende dar a conhecer o percurso de desenvolvimento de competências de Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, através do exercício descritivo e reflexivo sobre as atividades realizadas no âmbito dos ensinos clínicos. O trabalho foi desenvolvido em torno da dimensão relacional da prática de enfermagem, em particular, a relação estabelecida entre o enfermeiro e a pessoa com perturbação depressiva major. A perturbação depressiva major é uma patologia mental cada vez mais comum, responsável por custos elevados para a sociedade e com um enorme impacto na vida da pessoa doente e da sua família. A Enfermagem, enquanto disciplina da área da saúde, tem um papel de relevo, contribuindo com o seu conhecimento científico e a sua prática para o alívio do sofrimento da pessoa com perturbação depressiva major e para o seu processo de recuperação, com uma abordagem única e profundamente humana onde a relação terapêutica se assume como elemento central. O estabelecimento de uma relação terapêutica é um grande desafio que requer do enfermeiro o desenvolvimento de competências humanas e técnicas diferenciadas. Este percurso de aprendizagem foi sustentado, do ponto de vista teórico pela Teoria das Relações Interpessoais de Hildgard Peplau. Nos ensinos clínicos pretendeu-se aprofundar o fenómeno da relação terapêutica em enfermagem de saúde mental e psiquiatria e desenvolver competências relacionais, bem como desenvolver uma atitude auto-reflexiva e de desenvolvimento pessoal. No ensino clínico em contexto de internamento foram desenvolvidas atividades de grupo, foram trabalhadas as dimensões de auto-conhecimento e auto-reflexão e ao cuidar de um utente ao longo do seu internamento foram desenvolvidas competências relacionais e de auto-conhecimento. No ensino clínico em contexto de ambulatório foi observada a relação enfermeiro-utente e a construção de interações terapêuticas com os utentes. Foi ainda privilegiado o processo reflexivo e de crescimento pessoal, desenvolvendo o auto-conhecimento, auto-reflexão e a capacidade de resiliência. Este percurso académico foi um caminho de crescimento pessoal e profissional, que contribuiu para o amadurecimento pessoal e conduziu ao desenvolvimento consistente das competências específicas de Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201829592 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18982 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem psiquiátrica | pt_PT |
dc.subject | Peplau, Hildegard, 1909- | pt_PT |
dc.subject | Transtorno depressivo maior | pt_PT |
dc.subject | Relação terapêutica | pt_PT |
dc.title | A intervenção do enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiatria no cuidar da pessoa com perturbação depressiva major : | pt_PT |
dc.title.alternative | a relação como instrumento terapêutico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica | pt_PT |