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Intervenções de enfermagem na promoção de saúde mental em contexto escolar de adolescentes
dc.contributor.advisor | Pereira, Patricia | |
dc.contributor.author | Friães, Paula Alexandra Gomes Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2020-04-28T16:13:08Z | |
dc.date.available | 2020-04-28T16:13:08Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A adolescência, sendo um período exigente e uma fase propícia ao aparecimento de alterações da saúde mental. De acordo, com o Pacto Europeu para a Saúde Mental e o Bem-estar (2008), mais de 50% das doenças mentais têm o seu início durante a adolescência (OMS, 2008). A saúde mental constitui-se como temática prioritária da educação para a saúde, e a evidência indica que programas de promoção de saúde mental em contexto escolar, como modelo de intervenção global, contribuem para uma melhor saúde mental. A promoção da saúde mental é um dos focos prioritários da intervenção dos enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, agentes privilegiados na conceção, implementação e avaliação de projetos de promoção de saúde mental. Projetos neste âmbito privilegiam medidas de desenvolvimento de competências socioemocionais, direcionadas para o reforço dos fatores que aumentam os recursos em relação à sua saúde mental, aumento da capacidade de resistência do sistema e de diminuir a exposição face a fatores de risco. A participação na dinamização do “Projeto + Contigo”, em contexto comunitário, já implementado pela equipa de saúde escolar, foi um mediador para a identificação das intervenções de enfermagem na promoção de saúde mental a adolescentes em contexto escolar. Através de um olhar sistémico sobre intervenções direcionadas ao grupo, sustentado por o Modelo de Sistemas proposto por Betty Neuman. Neste relatório pretende-se, através de um processo narrativo e reflexivo sobre as vivências e aprendizagens nos contextos de estágio, perceber como contribuíram para o desenvolvimento de competências que caracterizam o especialista nomeadamente no âmbito da promoção de saúde mental em contexto escolar. Pretende também demonstrar o processo de autoconhecimento e a relação terapêutica como fatores fundamentais no desenvolvimento pessoal e profissional, em ambos os contextos de aprendizagem. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202470237 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/32082 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem psiquiátrica | pt_PT |
dc.subject | Promoção da saúde mental | pt_PT |
dc.subject | Saúde escolar | pt_PT |
dc.subject | Adolescente | pt_PT |
dc.title | Intervenções de enfermagem na promoção de saúde mental em contexto escolar de adolescentes | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Enfermagem Saúde Mental e Psiquiatria | pt_PT |
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- Relatório de Estágio da aluna de Mestrado SMP Paula Friaes n.º 8349.pdf
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