Publication
Efeito de jogos lúdico-recreativos de cooperação no nível da atividade física e nas interações em ciranças no 1º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- | |
dc.contributor.author | Ferreira, Oriana Salomé Marques | |
dc.date.accessioned | 2017-08-31T11:45:17Z | |
dc.date.available | 2017-08-31T11:45:17Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo quantificar a atividade física - através de acelerómetros - e a interação - através de Social Network Analysis - entre crianças, durante diversos jogos lúdico-recreativos de cooperação. Participaram no estudo 10 crianças, 5 raparigas (n= 5; 5,6 ± 0,5 anos de idade) e 5 rapazes (n= 5; 5,8 ± 0,4 anos de idade) do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados evidenciaram que ao nível da atividade física no “Jogo livre” e no jogo lúdico-recreativo de cooperação “Quantos mais presentes melhor” grupos de 5 as crianças passaram mais tempo em atividade física ligeira, enquanto que no jogo lúdico-recreativo de cooperação “Abraça-me” grupo de 5 e de 10 as crianças passaram mais tempo em atividade física vigorosa. Ao nível das métricas de Social Network Analysis é possível realçar que cada métrica quantifica aspetos diferentes ao nível das interações, assim alguns resultados evidenciaram que: no jogo lúdico-recreativo de cooperação “Abraça-me” grupo de 5 e de 10 (CC), as crianças conseguiram interagir com quem pretendiam sem que passassem por muitos intermediários, sendo mais diretos nas suas interações; no “Jogo livre” grupo de 5 e no jogo lúdico-recreativo de cooperação “Quantos mais presentes melhor” grupo de 10 (PP), as crianças estavam diretamente ligadas a determinadas crianças, sendo das mais procuradas no momento de interagir; nos jogos lúdico-recreativos de cooperação “Quantos mais presentes melhor” e “Abraça-me” grupos de 5 e de 10 (TO), as crianças interagiram entre elas, tendo colegas em comum ao longo das suas interações; nos jogos lúdico-recreativos de cooperação “Não a deixem cair”, “Jogo livre” e “Quantos mais presentes melhor” num dos grupos de 5 e de 10 (AC), as crianças indicaram uma correlação com aquelas que apresentavam diferentes valores de interação dos seus e no jogo lúdico-recreativo de cooperação “Quantos mais presentes melhor” nos grupos de 5 (R), as crianças formaram ligações recíprocas com quem interagiu com elas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201714990 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18901 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Cooperação | pt_PT |
dc.subject | Atividade Física | pt_PT |
dc.subject | Social Network Analysis | pt_PT |
dc.subject | Jogo | pt_PT |
dc.subject | Grupo | pt_PT |
dc.title | Efeito de jogos lúdico-recreativos de cooperação no nível da atividade física e nas interações em ciranças no 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEEA%2F50008%2F2013/PT | |
oaire.fundingStream | 5876 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 31cb67c6-6527-4fd9-bfac-ca20a60a105e | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 31cb67c6-6527-4fd9-bfac-ca20a60a105e | |
thesis.degree.name | Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância | pt_PT |