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Efeito de jogos lúdico-recreativos de cooperação no nível da atividade física e nas interações em ciranças no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.authorFerreira, Oriana Salomé Marques
dc.date.accessioned2017-08-31T11:45:17Z
dc.date.available2017-08-31T11:45:17Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo quantificar a atividade física - através de acelerómetros - e a interação - através de Social Network Analysis - entre crianças, durante diversos jogos lúdico-recreativos de cooperação. Participaram no estudo 10 crianças, 5 raparigas (n= 5; 5,6 ± 0,5 anos de idade) e 5 rapazes (n= 5; 5,8 ± 0,4 anos de idade) do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados evidenciaram que ao nível da atividade física no “Jogo livre” e no jogo lúdico-recreativo de cooperação “Quantos mais presentes melhor” grupos de 5 as crianças passaram mais tempo em atividade física ligeira, enquanto que no jogo lúdico-recreativo de cooperação “Abraça-me” grupo de 5 e de 10 as crianças passaram mais tempo em atividade física vigorosa. Ao nível das métricas de Social Network Analysis é possível realçar que cada métrica quantifica aspetos diferentes ao nível das interações, assim alguns resultados evidenciaram que: no jogo lúdico-recreativo de cooperação “Abraça-me” grupo de 5 e de 10 (CC), as crianças conseguiram interagir com quem pretendiam sem que passassem por muitos intermediários, sendo mais diretos nas suas interações; no “Jogo livre” grupo de 5 e no jogo lúdico-recreativo de cooperação “Quantos mais presentes melhor” grupo de 10 (PP), as crianças estavam diretamente ligadas a determinadas crianças, sendo das mais procuradas no momento de interagir; nos jogos lúdico-recreativos de cooperação “Quantos mais presentes melhor” e “Abraça-me” grupos de 5 e de 10 (TO), as crianças interagiram entre elas, tendo colegas em comum ao longo das suas interações; nos jogos lúdico-recreativos de cooperação “Não a deixem cair”, “Jogo livre” e “Quantos mais presentes melhor” num dos grupos de 5 e de 10 (AC), as crianças indicaram uma correlação com aquelas que apresentavam diferentes valores de interação dos seus e no jogo lúdico-recreativo de cooperação “Quantos mais presentes melhor” nos grupos de 5 (R), as crianças formaram ligações recíprocas com quem interagiu com elas.pt_PT
dc.identifier.tid201714990pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18901
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectAtividade Físicapt_PT
dc.subjectSocial Network Analysispt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectGrupopt_PT
dc.titleEfeito de jogos lúdico-recreativos de cooperação no nível da atividade física e nas interações em ciranças no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEEA%2F50008%2F2013/PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isProjectOfPublication31cb67c6-6527-4fd9-bfac-ca20a60a105e
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery31cb67c6-6527-4fd9-bfac-ca20a60a105e
thesis.degree.nameMestrado em Jogo e Motricidade na Infânciapt_PT

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