Repository logo
 
Publication

A construção de um modelo de formação de alternância interativa na formação inicial de professores

dc.contributor.authorSequeira, Ana Pires
dc.contributor.authorPinto, Jorge
dc.date.accessioned2015-10-19T12:48:13Z
dc.date.available2015-10-19T12:48:13Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractNesta comunicação apresentamos os princípios e as lógicas de ação que estiveram na base do modelo de formação de educadores e professores do 1º ciclo do Ensino Básico na ESE de Setúbal, bem como de alguns aspetos da sua implementação. Assumimos que o modelo de formação a desenvolver tinha como quadro de referência a formação em alternância interativa. Que lógicas de ação que então foram seguidas para chegar ao referencial profissional prescrito? Como construir uma relação frutuosa entre teoria e prática? Qual o papel da análise de práticas para a formação do um profissional que se conhece a si próprio no seu agir profissional? Quais os principais problemas que enfrentamos na consecução do desenvolvimento deste modelo de formação?pt_PT
dc.description.abstractDans cette communication, nous présentons les principes et les logiques d'action qui étaient à la base du modèle de formation des enseignants de la maternelle et des enseignants du 1er cycle à Setubal ESE, ainsi que certains aspects de sa mise en oeuvre. Nous partons de l´idée que le modèle de formation qui nous sert comme cadre de travail c`est celle de la formation en alternance interactif. Quelles sont les logiques d'action qui ont ensuite été suivis pour atteindre le modèle de référence prescrit? Comment construire une relation fructueuse entre la théorie et la pratique? Quel est le rôle de l'analyse des pratiques pour la formation d'un professionnel qui se connait dans son jeu professionnel? Quels sont les principaux problèmes auxquels nous sommes confrontés dans la réalisation de l'élaboration de ce modèle de formation?fre
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9969
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://afirse.ie.ul.pt/atas/AFIRSEActas2013.pdfpt_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subjectFormação em alternância interativapt_PT
dc.subjectDesafiospt_PT
dc.subjectProblemaspt_PT
dc.subjectFormation initiale des enseignantsfre
dc.subjectFormation en alternance interactivefre
dc.subjectDéfisfre
dc.subjectProblèmesfre
dc.titleA construção de um modelo de formação de alternância interativa na formação inicial de professorespt_PT
dc.title.alternativedesafios e problemaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage506pt_PT
oaire.citation.startPage500pt_PT
oaire.citation.titleXX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSEpt_PT
person.familyNamePires Sequeira
person.familyNamePinto
person.givenNameAna
person.givenNameJorge
person.identifier.ciencia-id6D19-2AE9-8A04
person.identifier.ciencia-id7218-24BB-3DBB
person.identifier.orcid0000-0002-2819-8114
person.identifier.scopus-author-id37063603600
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typeconferenceObjecten
relation.isAuthorOfPublication766bdda3-8e2b-450b-b7df-d9aa08bf18f2
relation.isAuthorOfPublication84b1474f-7789-4434-aa4c-f628558e5146
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery766bdda3-8e2b-450b-b7df-d9aa08bf18f2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A construção de um modelo de formação... professores - pp. 500-506 (AFIRSEActas2013).pdf
Size:
1003.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: