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Políticas e práticas de formação profissional: instituto de Segurança Social: caso de estudo

dc.contributor.advisorRodrigues, Sandra Pratas
dc.contributor.authorCatalão, Andreia Patrícia Segurado
dc.date.accessioned2023-11-29T11:21:04Z
dc.date.available2023-11-29T11:21:04Z
dc.date.issued2023-10
dc.description.abstractA formação profissional tem assumido uma nova centralidade nas sociedades contemporâneas e tem vindo a ser discutida, quer enquanto instância de socialização profissional e um elemento estruturador das políticas de gestão de recursos humanos, quer enquanto instância de regulação social, ao assegurar a conformação ideológica e a gestão dos processos de transição profissional, numa sociedade marcada pelo primado da flexibilidade (Almeida, 2007). Numa era marcada pela globalização, a partilha do conhecimento e da informação acarreta uma constante atualização dos saberes. Por esse motivo, cada vez mais os Recursos Humanos se veem na obrigatoriedade de criar estratégias de conhecimento, em que a formação profissional é um fator determinante para o sucesso de qualquer organização. Deste modo, e segundo Barbosa (2018), a Administração Pública tem vindo, cada vez mais, a implementar novas ações que apostam na valorização do potencial existente nas pessoas, aposta esta voltada para a política do desenvolvimento pessoal através da Gestão da Formação. O objetivo principal desta dissertação consiste em identificar e compreender o funcionamento do ciclo da Gestão da Formação enquanto estratégia dos RH num organismo da função pública, num estudo de caso elaborado no ISS Setúbal (doravante Instituto de Segurança Social), atentando responder à pergunta: “Como é operacionalizado o ciclo de Formação no Centro Distrital de Setúbal”. A metodologia seguida é de natureza qualitativa, sendo que as técnicas de recolha de dados foram a análise documental, o inquérito por questionário - aplicado aos colaboradores do ISS de Setúbal, mais precisamente os inseridos na carreira de Assistentes Técnicos e Técnicos Superiores -, e a entrevista, realizada aos coordenadores e dirigentes dos RH. Os dados recolhidos foram submetidos a análise estatística e a análise de conteúdo. Em paralelo, realizou-se a necessária revisão da literatura pertinente para a definição de um quadro teórico que pudesse fundamentar a análise realizada e os resultados obtidos. Com base nos resultados obtidos, é de salientar que a formação é um pilar importante no que concerne à motivação e ao bom desempenho dos colaboradores de modo a cumprir com eficácia e eficiência as tarefas que lhes são atribuídas.pt_PT
dc.description.abstractVocational training has assumed a new centrality in contemporary societies and has been discussed, both as an instance of professional socialization and a structuring element of human resources management policies, and as an instance of social regulation, by ensuring the ideological conformation and the management of professional transition processes in a society marked by the primacy of flexibility (Almeida, 2007) In an era marked by globalization, the sharing of knowledge and information entails a constant updating of knowledge, for this reason, Human Resources increasingly find themselves obliged to create knowledge strategies, where professional training is a determining factor for the success of any organization. In this way, and according to Barbosa, the Public Administration is increasingly implementing new actions that focus on valuing the existing potential in people, focusing on the policy of personal development through Training Management (Barbosa, 2018). The main objective of this dissertation is to identify and understand the functioning of the Training Management cycle as an HR strategy in a public service organization, in a case study carried out at ISS Setúbal (hereinafter Social Security Institute), trying to answer the question: “ How the Training cycle is implemented in the Setúbal District Center”. The methodology followed is qualitative in nature, and the data collection techniques were document analysis, the questionnaire survey - applied to employees of the ISS of Setúbal, more precisely those included in the career of Technical Assistants and Senior Technicians -, and the interview , carried out to HR coordinators and managers. The data collected was subjected to statistical analysis and content analysis. In parallel, the necessary review of the relevant literature was carried out to define a theoretical framework that could support the analysis carried out and the results obtained. Based on the results obtained, it should be noted that training is an important pillar with regard to the motivation and good performance of employees in order to effectively and efficiently fulfill the tasks assigned to them.pt_PT
dc.identifier.tid203479580
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48130
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão da Formaçãopt_PT
dc.subjectRecursos Humanospt_PT
dc.subjectAdministração Públicapt_PT
dc.subjectISS de Setúbalpt_PT
dc.subjectTraining Managementpt_PT
dc.subjectHuman Resourcespt_PT
dc.subjectPublic Administrationpt_PT
dc.titlePolíticas e práticas de formação profissional: instituto de Segurança Social: caso de estudopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanospt_PT

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