Repository logo
 
Publication

Estratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oeste

dc.contributor.advisorDias, Álvaro
dc.contributor.authorNunes, Eduardo
dc.date.accessioned2014-11-24T18:50:54Z
dc.date.available2014-11-24T18:50:54Z
dc.date.issued2013-05-24
dc.description.abstractA Estratégia Comportamental é uma área relativamente recente das ciências empresariais que começa agora a despoletar o interesse da comunidade científica. Respondendo ao repto lançado por Powell, Lovallo e Fox [Powell, T. C., Lovallo, D., & Fox, C. R. (2011). Behavioral Strategy. Strategic Management Journal 32: pp. 1369 - 1386] decidiu-se realizar um estudo exploratório a partir de uma base hipotético-dedutiva. Este estudo pretende investigar para o universo de micro e pequenas empresas da região Oeste, se as emoções e os sentimentos exercem um comportamento desviante na relação entre os processos de tomada de decisão e a eficácia no mercado. Com este intuito, foi recolhida uma amostra composta por 84 micro empresas e 30 pequenas empresas localizadas nesta região do país. Para recolher toda a informação necessária, recorreu-se a uma abordagem quantitativa utilizando um conjunto de escalas específicas destinadas a avaliar o nível de eficácia das empresas no mercado, a intensidade emotiva dos decisores sentida em 2012 e as capacidades dos decisores para lidarem com as componentes produto/serviço; preço; comunicação; distribuição, e; vendas. Os resultados obtidos a partir da nossa amostra apontam não apenas para a relevância das cinco capacidades de marketing na eficácia das empresas, mas indicam também de forma clara que os sentimentos podem exercer um efeito moderador significativo entre o processo de decisão e o desempenho organizacional.por
dc.identifier.tid201204428
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/7065
dc.language.isoporpor
dc.subjectEstratégia Comportamentalpor
dc.subjectRegião Oestepor
dc.subjectPME'spor
dc.subjectCapacidades de Marketingpor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectEficácia no Mercadopor
dc.titleEstratégia Comportamental com Estudo Exploratório: Uma Análise Aplicada às PME's da Região Oestepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineGestãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_ Eduardo_ Nunes.pdf
Size:
2.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dissertação
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.81 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: