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Dissertação | 2.9 MB | Adobe PDF |
Authors
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Abstract(s)
A Estratégia Comportamental é uma área relativamente recente das ciências empresariais que começa agora a despoletar o interesse da comunidade científica. Respondendo ao repto lançado por Powell, Lovallo e Fox [Powell, T. C., Lovallo, D., & Fox, C. R. (2011). Behavioral Strategy. Strategic Management Journal 32: pp. 1369 - 1386] decidiu-se realizar um estudo exploratório a partir de uma base hipotético-dedutiva. Este estudo pretende investigar para o universo de micro e pequenas empresas da região Oeste, se as emoções e os sentimentos exercem um comportamento desviante na relação entre os processos de tomada de decisão e a eficácia no mercado. Com este intuito, foi recolhida uma amostra composta por 84 micro empresas e 30 pequenas empresas localizadas nesta região do país. Para recolher toda a informação necessária, recorreu-se a uma abordagem quantitativa utilizando um conjunto de escalas específicas destinadas a avaliar o nível de eficácia das empresas no mercado, a intensidade emotiva dos decisores sentida em 2012 e as capacidades dos decisores para lidarem com as componentes produto/serviço; preço; comunicação; distribuição, e; vendas. Os resultados obtidos a partir da nossa amostra apontam não apenas para a relevância das cinco capacidades de marketing na eficácia das empresas, mas indicam também de forma clara que os sentimentos podem exercer um efeito moderador significativo entre o processo de decisão e o desempenho organizacional.
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Keywords
Estratégia Comportamental Região Oeste PME's Capacidades de Marketing Emoções Eficácia no Mercado