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O património local como potenciador de uma aprendizagem interdisciplinar no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorAlcântara, Ana Ramos
dc.contributor.authorPeixoto, Inês Teixeira
dc.date.accessioned2022-02-21T15:26:40Z
dc.date.available2022-02-21T15:26:40Z
dc.date.issued2022-01
dc.description.abstractO presente projeto de investigação tem como finalidade descrever e refletir sobre a minha prática pedagógica, no estágio IV, que decorreu numa escola de 1º Ciclo do Ensino Básico em Setúbal, onde procurei usar o património local de Setúbal como potenciador de uma aprendizagem interdisciplinar, ou seja, integrando as várias áreas curriculares. Com a implementação do projeto pretendia procurar respostas a questões orientadoras da investigação, tais como: de que forma as atividades que partem do mesmo tema são mais vantajosas para a aprendizagem dos alunos; de que forma é que o interesse e motivação dos alunos se evidencia através da realização de tarefas interdisciplinares; de que forma o património local influencia a aprendizagem dos alunos. Foi adotada a metodologia de “Investigação sobre a Prática”, numa abordagem baseada na recolha de dados relativos às tarefas implementadas no âmbito do projeto, nomeadamente através da observação participante, análise documental e inquéritos por questionário e inquéritos por entrevista. Os dados analisados permitem dizer que, as atividades propostas aos alunos, baseadas no património local, proporcionaram uma aprendizagem interdisciplinar e permitiram que os alunos fossem participantes ativos nos seus processos de aprendizagem. Verificou-se, também, e para além disso um maior envolvimento e interesse relativamente à vertente histórica da área do Estudo do Meio e uma maior motivação para a realização de tarefas interdisciplinares.pt_PT
dc.description.abstractThis research project aims to describe and reflect on my pedagogical practice, in the internship IV, which took place in a 1st cycle school in Setúbal, where I sought to use the local heritage of Setúbal as an enabler of interdisciplinary learning, i.e., integrating the various curriculum areas. With the implementation of the project it was intended to seek answers to research guiding questions, such as: in what way activities that start from the same theme are more advantageous for student learning; in what way the interest and motivation of students is evidenced through the implementation of interdisciplinary tasks; in what way the local heritage influences student learning. The "Research on Practice" methodology was adopted, in an approach based on data collection regarding the tasks implemented within the project, namely through participant observation, document analysis and questionnaire and interview surveys. The analyzed data allow us to say that the activities proposed to the students, based on the local heritage, provide an interdisciplinary learning and allowed the students to be active participants in their learning processes. There was also a greater involvement and interest in the historical aspect of the area of Environmental Study and a greater motivation to carry out interdisciplinary tasks.pt_PT
dc.identifier.tid202952851
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39506
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPatrimónio localpt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectEstudo do Meiopt_PT
dc.subjectLocal Heritagept_PT
dc.subjectInterdisciplinaritypt_PT
dc.subjectEnvironmental Studiespt_PT
dc.titleO património local como potenciador de uma aprendizagem interdisciplinar no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT

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