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Abstract(s)
A comunicação apresentada visa realçar a importância da exposição precoce da
criança surda Portuguesa à Língua Gestual Portuguesa (sua língua natural), e evidenciar
metodologias específicas para o ensino da Língua Portuguesa na sua vertente oral e
escrita. Para o efeito, começaremos por explicitar os princípios da educação bilingue
no que respeita à criança surda e só depois passaremos a fazer referência à Língua
Gestual Portuguesa (LGP) e ao ensino da Língua Portuguesa. No primeiro ponto desta
comunicação, denominado de surdez e bilinguismo, explicitamos os pressupostos
de uma educação bilingue. No ponto imediatamente a seguir, falamos do processo
de aquisição da LGP em crianças surdas e tentamos desmistificar alguns mitos que
ainda persistem em relação a esta língua de modalidade visuo-manual. Finalizamos,
fazendo referência à aprendizagem da Língua Portuguesa por parte da criança surda
e interligando os aspectos da oralidade com questões de leitura e escrita. Para o
efeito, propomos cinco finalidades essenciais e enquadramos objectivos e actividades
correspondentes a cada uma dessas finalidades.
Description
Keywords
Surdez Educação Bilingue Língua Gestual Portuguesa
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra