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Romarias como Produto Turístico: Festas de Santa Margarida, Chã de Alvares

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2023.04.022.pdf1.69 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Cada vez mais observamos um turista informado, consciente que procura novas experiências e fugir ao turismo de massas. Em Portugal, particularmente no Algarve, Lisboa, Costa Vicentina e Porto encontramos um turismo massificado que visa abranger o máximo de turistas possível e de forma acessível. Para permanecer atrativo, o turismo necessita de continuar em constante inovação. O objetivo da presente dissertação é o de alinhar a tradição e religião à inovação. Assim sendo, este projeto de investigação incide a sua pesquisa nas romarias em honra de Santa Margarida, para demonstrar o benefício que o aumento do turismo cultural e religioso pode trazer para Portugal. A primeira parte da presente investigação destina-se à revisão da literatura, onde é analisado sumariamente o turismo e a sua evolução, seguindo-se o estudo do turismo religioso, o turista e excursionista e as romarias de forma a dar ferramentas que auxiliam a melhor compreensão da presente investigação. A segunda parte é centrada na apresentação, objetivos específicos e metodologia, onde é abordado o objetivo da investigação, o modelo utilizado para o estudo apresentado e o método que foi utilizado para recolher dados. Na terceira parte é realizada uma pequena caraterização da aldeia onde se insere a romaria, Chã de Alvares e é apresentada a romaria de caso de estudo: a Romaria em Honra de Santa Margarida. O resultado apresenta-se sob a forma de um plano de soluções e recomendações de forma a promover a mesma. Para uma melhor compreensão dos conceitos, optou-se por um processo metodológico misto, onde são realizados tanto questionários que se encontram no método quantitativo, como entrevistas e observação direta (face-a-face) que se encontra no método qualitativo.
There is an increasing observation of informed, conscious tourists, who seek new experiences and to escape mass tourism. Moreover, we can see that in Portugal - particularly in the Algarve, Lisbon, Vicentina Coast, and Porto – tourism is saturated and every so often repetitive. So as to remain attractive, it is essential that tourism keeps undergoing constant innovation, and the main idea on which the present dissertation stands on is one in which tradition and religion are aligned with innovation. Taking this into consideration, this investigation project’s research focuses on the pilgrimages in honour of Santa Margarida, as an example to demonstrate the benefit of expanding cultural and religious tourism in Portugal. The first part of the present investigation aims to revise the existent literature. In this section tourism and its evolution is summarily analysed, followed by the study of religious tourism, the tourist and the excursionist, and the pilgrimages, as to provide tools which allow for a better understanding of the present study. The second part is focused on presenting specific objectives and the methodology. Here, the aim of the investigation, the utilized model for the study, and the used data collection method are approached. In the third section, a brief characterization of the village where the studied pilgrimage takes place, Chã de Alvares, is carried out. Furthermore, the case study pilgrimage is presented: the Pilgrimage in honour of Santa Margarida. The results are introduced in the form of a plan of solutions and recommendations as a way to promote the studied pilgrimage. With the aim of a better comprehension of the concepts in mind, a mixed methodological process was selected. This implies that questionnaires were carried out, which represents a quantitative method, as well as interviews and direct observation (face to face), which consists of a qualitative method.

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Turismo Turismo Religioso Turismo Cultural Romarias Chã de Alvares Festas em Honra de Santa Margarida Tourism Religious tourism Cultural tourism Pilgrimages Parties in honor of St.Margarida

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