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Modelo de gestão de competências adaptado à Escola Naval

dc.contributor.advisorFragoso, Paulo Jorge dos Anjos
dc.contributor.authorRodrigues, Pedro Miguel Gonçalves
dc.date.accessioned2018-02-02T10:04:01Z
dc.date.available2018-02-02T10:04:01Z
dc.date.issued2017-09
dc.description.abstractAs mais recentes mudanças que as instituições, em geral têm vindo a sofrer, ao nível da sua estrutura e funcionamento, isto é, a maior importância que se tem vindo a dar às pessoas em detrimento da máquina, fez surgir o conceito de competência. Nesse sentido, o presente estudo, suportando-se numa análise exploratória, e com base nas competências transversais comuns, previamente estabelecidas pela Escola Naval, que são consideradas como as necessárias para um oficial da Marinha, tem como objetivo encontrar um modelo de desenvolvimento e gestão de competências que se possa adaptar à realidade da Escola Naval, analisar as diferentes opiniões em relação ao ensino das competências de professor para aluno, bem como, definir os indicadores comportamentais, de medida, e os instrumentos de medida para as respetivas competências transversais comuns. Para isso realizou-se uma análise exaustiva da literatura sobre modelos teóricos de gestão de competências, efetuado um questionário e uma categorização dos referidos indicadores e instrumentos. A amostra em estudo foi constituída por 20 professores e 110 alunos, à qual se aplicou um questionário, diferente para o professor e para o aluno, visando analisar as diferentes perceções em relação ao ensino das competências. Desta forma, foi identificado o modelo de gestão de competências do autor Mário Ceitil por ser o que melhor se enquadra na realidade da Escola Naval, tendo inclusivamente a segunda fase, nomeadamente a definição operacional do portefólio de competências-chave, sido operacionalizada ao longo desta dissertação. Pela análise de resultados obtidos via questionário, foi possível concluir que, não existe uma total concordância entre professores e alunos, nem quando comparado com o quadro padrão. Uma melhor definição das competências pode então ser a solução. Por fim, a categorização dos indicadores comportamentais, de medida, e dos instrumentos de medida permitiu a criação de um manual de competências.pt_PT
dc.identifier.tid201919559
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20949
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompetência, Modelo de Gestão de Competências, Escola Naval, Oficial da Marinha, Unidade Curricular, Manual de Competências.pt_PT
dc.titleModelo de gestão de competências adaptado à Escola Navalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Naval

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