Publication
A caraterização do programa de treino físico no currículo dos quatro anos da Academia Militar
dc.contributor.author | da Silva, Pires | |
dc.date.accessioned | 2014-10-27T16:31:48Z | |
dc.date.available | 2014-10-27T16:31:48Z | |
dc.date.issued | 2012-08-01 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho de investigação aplicada está subordinado ao tema “Caraterização do Programa de Treino Físico no currículo dos quatro anos da Academia Militar”. O objetivo desta investigação é saber se existe alguma relação entre a mudança do Programa de Treino Físico e os resultados das avaliações. O método científico aplicado na elaboração desta investigação é baseado no “Manual de Investigação em Ciências Sociais” de Raymond Quivy e Luc Van Campenhoudt. A amostra utilizada é constituída por alunos da Academia Militar, concretamente alunos, cujos anos de ingresso são os referentes aos Anos letivos de 2005/06, 2007/08 e 2009/10. A recolha de informação surgiu da pesquisa e análise bibliográfica, bem como de um conjunto de tabelas referentes aos resultados das avaliações do Treino Físico. Posteriormente foi feita uma comparação entre o Programa novo e o Programa antigo, e ainda uma análise estatística aos dados recolhidos, através do programa informático SPSS, para verificar a existência de diferenças estatisticamente significativas dos resultados obtidos nas avaliações entre os dois programas. Os resultados obtidos demonstram que o Programa atual não sofreu alterações significativas relativamente ao Programa antigo, nomeadamente na carga horária. E que a mudança de Programa não se reflete nos resultados das avaliações, visto que se obtiveram diferenças estatisticamente significativas (t-Student) entre cursos usando o mesmo programa e entre cursos usando programas diferentes. | por |
dc.description.abstract | Abstract This study applied research, is entitled "Characterization of the Physical Training Program in the curriculum of four years of the Military Academy." The objective of this investigation is whether there is any relationship between the change in the Physical Training Program and the results of evaluations. The scientific method applied in the preparation of this research is based on the "Handbook of Research in Social Sciences" by Raymond Quivy and Luc Van Campenhoudt. The sample used is composed of students from the military academy, specifically students, whose years of entry are related to academic years of 2005/06, 2007/08 and 2009/10. The data collection and analysis of the research came from a literature research, as well as a set of tables concerning the evaluation results of physical training. Subsequently a comparison was made between the new and the old program, and also a statistical analysis of the data collected by the software SPSS, to check for statistically significant differences between results obtained in the two programs. The results show that the current program has not changed significantly for the old program, including the workload. And the program change is not reflected in evaluation results, because we obtained significant differences (t-Student) between courses using the same program and between courses using different programs. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/6873 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Academia Militar. Direção de Ensino | por |
dc.subject | Programa | por |
dc.subject | Avaliações | por |
dc.subject | Treino Físico | por |
dc.title | A caraterização do programa de treino físico no currículo dos quatro anos da Academia Militar | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |