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Cuidar da criança-família em processo de doença aguda
dc.contributor.advisor | Diogo, Paula | |
dc.contributor.author | Sousa, Alexandra Margarida Salvador e | |
dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:44:39Z | |
dc.date.available | 2016-11-25T09:44:39Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description | Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
dc.description.abstract | Os cuidados centrados na família (CCF) garantem a saúde e o bem-estar da criança e família numa relação de respeito e parceria. Assim, o apoio da família torna-se essencial para que a sua participação nos cuidados à criança seja uma realidade dentro dos CCF. As competências comunicacionais dos Enfermeiros são uma componente essencial dos CCF, como elemento de ligação numa equipa multidisciplinar e cuidadora da criança/família. À medida que a sua intervenção se desenvolve com novas competências, é importante que seja dada também relevância crescente à comunicação. Assim sendo, pretende-se aprofundar a temática das vivências e respostas dos pais perante a doença aguda do filho, tendo como objeto de estudo a comunicação como intervenção terapêutica de Enfermagem. Para tal, foi utilizado como metodologia a reflexão sobre e na prática, numa abordagem do Cuidar de Jean Watson, inserido no paradigma da transformação. Ao longo da experiência de estágio em diferentes contextos pediátricos foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com a problemática, destacando-se a criação de um Manual de Promoção de Saúde: Estratégia de Comunicação para a Saúde, Dossier Temático: A Comunicação Terapêutica com a Família da Criança Hospitalizada, uma norma de Guia Orientador de Boas Práticas no Processo de Comunicação Terapêutica com a Criança/Família que recorre ao Serviço de Urgência, inserida no Manual de Acolhimento do mesmo. Pode-se concluir que os Enfermeiros desenvolvem a comunicação como instrumento terapêutico na relação de parceria e de ajuda com a criança/família, na relação com grupos de ajuda mútua, nos momentos de educação para a saúde a ainda na formação das equipas de saúde, sendo o binómio gestão das emoções/gestão da informação transversal no cuidado humano. | |
dc.format | application/pdf | |
dc.identifier.tid | 201166232 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16411 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | [s.n.] | |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | |
dc.subject | Relação terapêutica | |
dc.subject | Cuidados centrados na familia | |
dc.subject | Comunicação | |
dc.title | Cuidar da criança-família em processo de doença aguda | |
dc.title | a comunicação como intervenção terapêutica de enfermagem | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | masterThesis |
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