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Brincar com as ciências e a aquisição de competências

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
dc.contributor.advisorXavier, Lola Geraldes, 1973-
dc.contributor.advisorNeves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
dc.contributor.advisorCosta, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
dc.contributor.advisorRato, Virgílio José Monteiro, 1964-
dc.contributor.authorReis, Diogo Alexandre Lopes dos
dc.date.accessioned2017-05-15T13:39:39Z
dc.date.available2017-05-15T13:39:39Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste relatório final, que tem como título «“Brincar com as Ciências” e a Aquisição de Competências», inclui uma investigação em que se procura alertar para as reais aprendizagens efetuadas nas Atividades de Enriquecimento Curricular/AEC, que são um complemento ao Currículo Nacional, mas que têm uma componente mais lúdica e, assim, os alunos conseguem desenvolver diferentes competências. Sendo já profissionalizado no 1.º Ciclo, só necessitei de fazer a introdução à prática supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico/CEB. Neste sentido, estruturei o relatório em dois capítulos, que se subdividem em vários tópicos. No CAPÍTULO I, é apresentada a componente investigativa, que foi desenvolvida no âmbito das Ciências. Este capítulo divide-se em duas partes: na primeira parte, faz-se o enquadramento teórico do tema trabalhado; e na segunda parte, define-se uma metodologia, para a implementação, em contexto escolar, do projeto acima mencionado. Com este projeto procurou-se perceber, em turmas de AEC no 1.º CEB e numa zona urbana, a real aquisição de competências, por parte dos alunos, através de um plano anual de atividades. Também se testou algumas das atividades e a sua avaliação, numa outra escola. Através do levantamento e da análise das avaliações trimestrais dos alunos, verificou-se que estes, na sua maioria: mantiveram um comportamento razoável e constante, embora, por vezes, este pudesse condicionar o desenvolvimento das atividades; mostraram-se empenhados e participaram em todas as atividades propostas; evoluíram positivamente nos quesitos de capacidade de observação, de raciocínio lógico e de aplicação de conhecimentos; e demostraram uma otimização da cooperação, com os restantes colegas, bem como uma crescente autonomia, na realização das tarefas apresentadas. No CAPÍTULO II, é exposta a iniciação à prática profissional no 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde se caracteriza a escola e as turmas com que se trabalhou, e se apresenta a fundamentação e a reflexão sobre os quatro domínios do saber que foram lecionados, sendo eles, o Português, a Matemática, a História e Geografia de Portugal e as Ciências Naturais. Deste estágio no 2.º CEB, é importante salientar o gosto e a dedicação que os alunos demonstraram pelas disciplinas de HGP e CN. Como também foi crucial a interajuda que se verificou, perante as dificuldades manifestadas, nas disciplinas de Português e Matemática.pt_PT
dc.identifier.tid201689502pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18329
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBrincar com as Ciênciaspt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectJogospt_PT
dc.subjectAtividades Extracurricularespt_PT
dc.subjectExperiênciaspt_PT
dc.titleBrincar com as ciências e a aquisição de competênciaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

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