Publication
Efeitos de um programa de gestão de ansiedade em atletas amadores de rugby
datacite.subject.fos | Ciências Médicas | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Amaral, Ana Paula Monteiro | |
dc.contributor.author | Gauna, Diego Lorenzo Bruno | |
dc.date.accessioned | 2023-02-02T15:44:38Z | |
dc.date.available | 2023-02-02T15:44:38Z | |
dc.date.issued | 2022-12-12 | |
dc.description.abstract | Introdução: Ao longo dos anos, as respostas emocionais apresentadas pelos atletas tornaram-se cada vez um foco de estudo de grande interesse dentro da psicologia do desporto. O presente estudo foca-se na investigação e intervenção acerca da ansiedade, baseada na abordagem cognitivo-comportamental com atletas amadores diante das características ímpares da modalidade Rugby. Objetivos: Implementar uma intervenção em educação para a saúde com foco no desenvolvimento de estratégias de coping e relaxamento progressivo, em atletas amadores de Rugby, durante período de treino e de competição. Especificamente avaliar os níveis de ansiedade em atletas amadores de Rugby, identificar as condições e situações de treino e jogo específicas que possuem relação com stress e ansiedade, promover o desenvolvimento de estratégias de coping ("lidar com") orientadas para a gestão da ansiedade, promover práticas que fortaleçam os vínculos sociais entre técnico e colegas de equipe e ensinar e aplicar a técnica de relaxamento progressivo nos atletas. Metodologia: Estudo analítico, do tipo pré-teste pós-teste, utilizando da Escala de Ansiedade no Desporto-2 (EAD-2, de Cruz & Gomes, 2007) para avaliar o impacto da intervenção composta por técnicas de relaxamento e outras estratégias de coping, baseadas na abordagem cognitivo-comportamental. Participaram 33 jogadores, homens e mulheres em sua maioria com idade compreendida entre 25 a 30 anos. Resultados: Os resultados obtidos com a avaliação quantitativa pós intervenção foram a diminuição do score geral de ansiedade. Observou-se a criação de uma rede de apoio entre os participantes acerca das situações de ansiedade, como também o aprendizado de conhecimento sobre conceitos e técnicas fundamentais da abordagem cognitivo-comportamental através dos relatos dos participantes. Conclusão: Os objetivos inicialmente propostos foram executados, porém com algumas limitações. É pertinente dar continuidade ao presente estudo, com amostras maiores e com o aperfeiçoamento das técnicas voltadas para as duas categorias feminina e masculina, na busca por identificar e promover ações mais eficazes na promoção do bem-estar psicológico para os atletas e para a cultura do clube. | pt_PT |
dc.description.abstract | Introduction: Over the years, the emotional responses presented by athletes have become a focus of great interest within sport psychology. The present study focuses on the investigation and intervention about anxiety, based on the cognitive-behavioral approach with amateur athletes in view of the unique characteristics of the Rugby modality. Objectives: To implement a health education intervention focused on the development of coping strategies and progressive relaxation in amateur Rugby athletes during training and competition periods. Specifically, to evaluate anxiety levels in amateur Rugby athletes, to identify specific training and game conditions and situations that are related to stress and anxiety, to promote the development of coping strategies ("deal with") oriented towards anxiety management, promote practices that strengthen social bonds between coaches and teammates and teach and apply the progressive relaxation technique to athletes. Methodology: Analytical study, of the pre-test-post-test type, using the Sports Anxiety Scale-2 (EAD-2, by Cruz & Gomes, 2007) to evaluate the impact of the intervention composed of relaxation techniques and other strategies of coping, based on the cognitive-behavioral approach. 33 players participated, men and women mostly aged between 25 and 30 years. Results: The results obtained with the post-intervention quantitative assessment were a decrease in the overall anxiety score. There was the creation of a support network among the participants regarding anxiety situations, as well as the learning of knowledge about fundamental concepts and techniques of the cognitive-behavioral approach through the participants' reports. Conclusion: The initially proposed objectives were implemented, but with some limitations. It is pertinent to continue the present study, with larger samples and with the improvement of techniques aimed at both female and male categories, in the search for identifying and promoting more effective actions in the promotion of psychological well-being for athletes and for the culture of sport. club. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203206401 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/43593 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ansiedade | pt_PT |
dc.subject | Fatores de proteção | pt_PT |
dc.subject | Terapia cognitivo-comportamental | pt_PT |
dc.subject | Relaxamento progressivo | pt_PT |
dc.subject | Atletas amadores | pt_PT |
dc.subject | Rugby | pt_PT |
dc.subject | Anxiety | pt_PT |
dc.subject | Protective factors | pt_PT |
dc.subject | Cognitive Behavioral Therapy | pt_PT |
dc.subject | Progressive relaxation | pt_PT |
dc.subject | Amateur athletes | pt_PT |
dc.title | Efeitos de um programa de gestão de ansiedade em atletas amadores de rugby | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação para a Saúde | pt_PT |