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Movement Coordination Centre Europe : potencialização da capacidade de projeção da Marinha e das Forças Armadas Portuguesas

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A complexidade da conflitualidade atual, implica um enorme desafio logístico, sobretudo na capacidade de projeção das Forças Armadas, que os Estados nem sempre têm ao seu dispor. Neste âmbito, surgem iniciativas com vista à partilha de meios, assim como a sua gestão partilhada. Dentro deste contexto, surge o Movement Coordination Centre Europe que através do mecanismo Surface Exchange of Services que operacionaliza os meios de transporte de superfície dos seus Estados-Membros. Importa identificar a aplicabilidade deste mecanismo no caso português, bem como a forma de potenciar a sua utilização. Seguindo uma metodologia de raciocínio indutivo, assente numa estratégia de investigação qualitativa, foi possível, através de um desenho de estudo de caso, verificar o processo de adesão de Portugal ao mecanismo, assim como a forma de potenciar a sua utilização pelas Forças Armadas. Foi possível concluir que, o mecanismo compreende uma série de vantagens e soluções, que permitem o recurso a meios de outros países e o acesso a contratos com operadores civis. Portugal, poderá ainda potenciar a utilização do mecanismo, com a aquisição de um navio polivalente logístico, a par do reforço do seu Centro de Controlo de Movimentos. Assim, preconiza-se que através da restruturação do Centro de Controlo de Movimentos, bem como a integração de um elemento nacional na estrutura do mecanismo, possa aumentar a eficiência no recurso ao mesmo.
The complexity of actual conflicts implies an enormous logistical challenge, especially regarding the Armed Forces capability of strategic transport, which States do not always have at their disposal. In this context, initiatives to share resources, as well as their shared management were created. In this framework emerges the Movement Coordination Centre Europe which, through the Surface Exchange of Services mechanism, operates the Surface Transportation means of its Member States. Therefore, it is important to identify the applicability of this mechanism in the Portuguese case, as well as how to enhance its use. Throughout a methodology of inductive approach, based on a qualitative research strategy, it was possible, through a case study design, to verify the process of Portugal's adhesion to the mechanism, as well as the way to enhance its use by the Armed Forces. It was possible to conclude that the mechanism comprises a series of advantages and solutions, which allow the use of means from other countries, as well as contracts with civil contractors. Portugal may also enhance the use of the mechanism, with the purchase of a Landing Platform Dock vessel type, or by reinforcing its Movement Control Centre. Thus, it is recommended that through an approach regarding the restructure of the Movement Control Centre, as well as the appliance for a position on the structure of the mechanism, which can enhance its efficiency of use.

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Movement Coordination Centre Europe Surface Exchange of Services Transporte Estratégico Transporte de superfície Forças Armadas Portuguesas Centro de Controlo de Movimentos Portuguese Armed Forces

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