Publication
Uma abordagem interdisciplinar entre o bloco de jogos e a matemática do 1.º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Leandro, Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias Rebelo, 1969- | |
dc.contributor.author | Ângelo, Ana Catarina António | |
dc.date.accessioned | 2023-05-11T08:51:39Z | |
dc.date.available | 2023-05-11T08:51:39Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | As crianças aprendem através do movimento, da exploração e manipulação de objetos, do brincar e do jogo. Os Jogos, no âmbito e do Programa de Educação Física (EF), podem ser trabalhados de uma forma interdisciplinar com a Matemática proporcionando à criança uma aprendizagem mais enriquecedora, tanto em termos motores como cognitivos. Esta investigação de natureza qualitativa com procedimentos de investigação-ação, teve como ponto de partida a questão: De que forma a vivência de Jogos interdisciplinares com a Matemática influenciará a compreensão dos conteúdos e se lembrarão das ações motoras e dos Jogos praticados nas aulas? O estudo foi desenvolvido com uma turma do 2.º ano, durante o ano letivo 20/21 numa escola do 1.º CEB. Durante três semanas foram operacionalizadas seis sessões de EF e foram lecionadas, em cada semana, uma aula de EF (Jogos) e outra interdisciplinar (Jogos e Matemática). De salientar que as sessões interdisciplinares contemplaram os jogos recriados das sessões EF para incluírem os conteúdos da Matemática. Pela análise dos resultados obtidos observámos que a vivência dos conteúdos matemáticos através dos jogos poderá ter contribuído de uma forma positiva na consolidação dos conceitos matemáticos e que os alunos conseguiram lembrar-se das ações motoras e dos Jogos das aulas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203287126 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/44761 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Educação Física | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.title | Uma abordagem interdisciplinar entre o bloco de jogos e a matemática do 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |