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Formação profissional de pessoas com défice intelectual
dc.contributor.advisor | Vaz, João Luís Pimentel, 1957- | |
dc.contributor.advisor | Silva, Sofia de Lurdes Rosas da, 1976- | |
dc.contributor.author | Oliveira, Tatiana Alexandra Sousa | |
dc.date.accessioned | 2016-04-22T14:10:15Z | |
dc.date.available | 2016-04-22T14:10:15Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Atualmente a realidade dos Centros de Formação Profissional, destinados a pessoas com défice intelectual, tem-se modificado de forma relativamente rápida. Cada vez mais as turmas são constituídas por pessoas de várias idades, por jovens e adultos. A crise económica, o encerramento de empresas e a própria legislação que veio tornar o 12.º ano de escolaridade obrigatório (Despacho n.º 5048-B/2013), são as principais causas desta alteração. Com o objetivo de analisar as metodologias de ensino/aprendizagem, os perfis de ensino adaptados, bem como comparar motivações, interesses, metas e perspetivas de formandos com défice intelectual, conduziu-se uma investigação qualitativa, mais especificamente um estudo de caso num Centro de Formação Profissional da zona Centro. Para tal, recorreu-se à observação direta de todas as pessoas do grupo institucional e aplicaram-se inquéritos por entrevista semi-estruturada a 12 formandos e a 5 formadoras. Posteriormente, os dados foram analisados através do Software webQDA. Os resultados obtidos revelaram que as metodologias de ensino e aprendizagem são diversificadas e ajustadas, conforme as necessidades dos formadores e formandos. Paralelamente, verifica-se um elo de ligação forte na relação formador-formando e no correspondente processo ensino-aprendizagem. No entanto, existe alguma divergência de perspetivas entre os dois grupos de estudo, no domínio das metas e motivações, relativa à integração dos formandos no mercado de trabalho. Entre formadores e formandos, a frustração, a motivação, os objetivos e as ansiedades são perspetivadas de forma distinta. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201335859 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13265 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Profissional | pt_PT |
dc.subject | Deficientes Mentais | pt_PT |
dc.subject | Educação de Adultos | pt_PT |
dc.subject | Métodos de Formação | pt_PT |
dc.title | Formação profissional de pessoas com défice intelectual | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local |