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Comunicação com doentes crónicos e familiares : perceção da satisfação e empatia

dc.contributor.advisorCastro, Elisa Kern de
dc.contributor.authorPinto, Inês da Silva
dc.date.accessioned2025-01-10T09:07:48Z
dc.date.embargo2027-12-11
dc.date.issued2024-12-11
dc.descriptionDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Monizpt_PT
dc.description.abstractA satisfação com a comunicação na saúde reflete a qualidade dos atendimentos prestados, contribui para uma adequada utilização dos serviços, para a adesão ao tratamento de doentes e para o aumento do bem-estar do paciente e da sua família. A comunicação requer treino para que o profissional de saúde possa agir de forma que atenda as necessidades do utente, de forma ética e correta. O presente estudo teve como objetivo avaliar a satisfação com a comunicação na saúde, a partir da perspetiva de doentes crónicos e familiares, e a sua relação com a perceção de empatia demonstrada pelos profissionais de saúde. A amostra foi constituída por 69 participantes, 33 doentes crónicos e 36 familiares de doentes crónicos com idade igual ou superior a 18 anos, que cumpriram os critérios de inclusão previamente definidos. Os dados foram recolhidos através de um questionário sociodemográfico e questões acerca da doença crónica, o Questionário de Avaliação da Satisfação do Utente na Comunicação com Profissionais de Saúde e a “Scale of Patient Perceptions of Physician Empathy – Versão Portuguesa”. Os resultados mostraram que não houve diferenças significativas entre os pacientes e familiares em relação à satisfação com a comunicação (U = 1172,000, p = 0,285) e a empatia, (U = 1082,500, p = 0,768). Além disso, a empatia mostrou-se significativamente correlacionada com a satisfação da comunicação (Comunicação Verbal: r = 0,639, p = 0,001; Comunicação não verbal: r = 0,547, p = 0,001; Empatia: r = 0,645, p = 0,001; Respeito: r = 0,555, p = 0,001; Resolução de Problemas: r = 0,407, p = 0,019; Material de apoio: r = 0,536, p = 0,001). Conclui-se que pacientes e familiares têm perceções semelhantes sobre a comunicação e a empatia dos profissionais de saúde, e essas duas variáveis (satisfação com a comunicação e suas dimensões e empatia), o que pode indicar que existe uma evolução nas habilidades aprendidas pelos profissionais de saúde.pt_PT
dc.description.abstractSatisfaction with healthcare communication reflects the quality of care provided, contributes to the adequate use of services, adherence to treatment and increased well-being for patients and their families. Communication requires training so that the health professional can act in a way that meets the needs of the user, ethically and correctly. The aim of the study was to assess satisfaction with healthcare communication from the perspective of chronically ill patients and their families, and its relationship whit the perception of empathy show by healthcare professionals. The sample consisted of 69 participants, 33 chronically ill patients and 36 relatives of chronically ill patients aged 18 or over, who met the previously defined inclusion criteria. Data was collection using a sociodemographic questionnaire and questions about the chronic illness; the Questionário de Avaliação da Satisfação do Utente na Comunicação com os Profissionais de Saúde; and Scale of Patient Perceptions Physican Empathy – Portugues Version. The results showed that there were no significant differences between patients and relatives in terms of satisfaction with communication (U = 1172,000, p = 0,285) and empathy, (U = 1082,500, p = 0,768). Furthermore, empathy was significantly correlated with communication satisfaction (Verbal Communication: r = 0,639, p = 0,001; Non-verbal communication: r = 0,547, p = 0,001; Empathy: r = 0,645, p = 0,001; Respect: r = 0,555, p = 0,001; Problem Solving: r = 0,407, p = 0,019; Support Material: r = 0,536, p = 0,001). It is concluded that patients and families have a similar perception of health professionals’ communication and empathy, and these two variables (satisfaction with communication and its dimensions and empathy), which may indicate that there is an evolution in the skills learned by health professionals.pt_PT
dc.identifier.tid203759478pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53691
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectComunicação da saúdept_PT
dc.subjectSatisfação com a comunicaçãopt_PT
dc.subjectEmpatiapt_PT
dc.subjectDoença crónicapt_PT
dc.titleComunicação com doentes crónicos e familiares : perceção da satisfação e empatiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdept_PT

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