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Critérios de seleção dos supervisores de estudantes de enfermagem em ensino clínico : perspetiva dos enfermeiros responsáveis dos serviços

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A Supervisão Clínica em Enfermagem está cada vez mais presente nos espaços formativos das escolas de enfermagem e nas organizações de saúde. Nas últimas décadas, a formação inicial tem sido alvo de várias mudanças e transformações, no entanto, é consensual que a formação se processa segundo momentos de formação teórica e momentos de formação na prática em ensino clínico. A crescente produção de saberes de evidência científica nesta área, os benefícios que acarreta para os supervisores, supervisados e utentes, torna fulcral a supervisão para a qualidade dos cuidados de enfermagem e, simultaneamente, para o desenvolvimento e satisfação dos estudantes e profissionais. A supervisão, tem vindo assim a assumir um papel preponderante no desenvolvimento do ensino clínico em enfermagem. O sucesso do ensino de enfermagem passa também pelo papel dos supervisores e pelo modo como se articulam duas vertentes formativas, envolvendo os enfermeiros da prática clínica, os supervisores e os docentes, numa partilha dinâmica de conhecimentos e experiências que objetivam o mesmo fim, o desenvolvimento do estudante e do conhecimento. O supervisor é uma entidade reconhecida, que desempenha um papel ativo no processo de desenvolvimento pessoal e profissional do estudante, tendo uma responsabilidade pedagógica, social, profissional e pessoal. O estudo teve como finalidade conhecer os critérios de seleção dos supervisores de estudantes de enfermagem em ensino clínico na perspetiva dos enfermeiros responsáveis dos serviços. Os objetivos delineados passam por conhecer os critérios usados pelos enfermeiros responsáveis dos serviços na seleção dos supervisores de estudantes; conhecer as características de um supervisor clínico de estudantes na opinião dos enfermeiros responsáveis dos serviços; analisar a perceção dos enfermeiros responsáveis relativamente à importância da supervisão clínica de estudantes; analisar a parceria escola/serviços na seleção dos supervisores para os estudantes de enfermagem em ensino clínico. Para a concretização dos objetivos, realizou-se um estudo qualitativo de carácter descritivo e exploratório. O instrumento de recolha de dados foi uma entrevista semiestruturada, aplicada aos onze enfermeiros responsáveis dos serviços do Centro Hospitalar entre Douro e Vouga, na unidade de Santa Maria da Feira, Hospital São Sebastião. Para o tratamento de dados recorreu-se à análise de conteúdo segundo Bardin. Da análise ao discurso dos participantes emergiram quatro domínios: “Perceção dos enfermeiros gestores sobre o ensino clínico/estágio”; “Perceção dos enfermeiros gestores sobre a supervisão do ensino clínico/estágio”; “Supervisor Clínico”; e “Parcerias entre escolas de enfermagem e a instituição de saúde”. Os resultados obtidos sugerem que a supervisão em ensino clínico é um processo dinâmico, interativo, enriquecedor, que permite aos estudantes o desenvolvimento de competências e a construção da sua identidade profissional. Para o sucesso da supervisão, os gestores dos serviços determinam critérios para a escolha do enfermeiro supervisor. Valorizam as características e as competências do enfermeiro, enquanto profissional e orientador. A parceria entre as instituições de saúde/escolas de enfermagem e a formação adequada e dirigida para um melhor desempenho do papel de supervisor, contribuem para uma melhoria de todo o processo supervisivo e consequentemente um crescimento e desenvolvimento de todos os intervenientes. São relevantes para o sucesso do ensino/aprendizagem e contribuem para alcançar ganhos em saúde.

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Supervisão clínica em enfermagem Enfermeiro supervisor

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