| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.15 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Força Aérea Portuguesa assegura a operação dos seus meios aéreos com recurso
à estrutura corporizada pelo seu Comando da Logística. Historicamente a função logística
do aprovisionamento foi cometida à Direção de Abastecimento, como órgão centralizador
das necessidades de material aeronáutico e serviços relacionados, independentemente da
sua natureza.
A redistribuição de funções do Comando Logístico operada em 1999, consistiu
numa descentralização funcional das responsabilidades de compras pelas Direções
Técnicas e Repartições, em função da classe do artigo.
O propósito da presente investigação é analisar a transição de um paradigma de
centralização das atividades de compras na Direção de Abastecimento, por oposição à
descentralização destas mesmas compras pelos órgãos constituintes do Comando
Logístico.
Como metodologia para abordagem ao objeto de estudo foi adotada a sugerida por
Quivy e Campenhoudt, tendo sido consultadas obras de referência da área temática,
recolhidos testemunhos com recurso a entrevistas, e efetuada uma análise de dados
disponíveis on line do Sistema de Informação de Gestão de Manutenção e Abastecimento,
bem como do Sistema de Informação de Apoio à Gestão da Força Aérea.
É caracterizado, em breve revisão de literatura, o corpo de conhecimentos teóricos
afeto a esta temática e foram analisadas as metodologias implementadas ao longo dos anos
na FAP, com detalhe relativo ao desempenho das mesmas através de indicadores
explicativos do fenómeno. A investigação corroborou a redução dos prazos de decisão em
relação a aquisições e decisões para reparação, não tendo sido validadas as hipóteses de
redução de custos e de uniformização de modelos organizativos desta área nas Forças
Armadas.
Decorrente do estudo desenvolvido, preconizamos que a alteração resultante da
redistribuição de funções do Comando Logístico teve o mérito de aproximar os gestores do
terreno tendo todavia, afastado os recursos humanos da área técnica do seu core business
em virtude da atribuição de tarefas de tramitação de processos aquisitivos, cuja
prossecução poderia ser assegurada por uma entidade única, especializada, sem prejuízo da
competência orçamental dos responsáveis pela gestão das frotas. Abstract: The Portuguese Air Force, ensures the operation of the air assets using the structure
embodied by its Logistics and Administrative Air Force Command. Historically, the
supply logistics function was committed to the Directorate of Supply as clearinghouse of
the aeronautic equipment needs and related services, regardless of their nature.
The Logistics Command functions redistribution was operated in 1999 and
consisted of a decentralization of purchasing responsibilities among Technical Bureaus,
based on the article class. The article class determined the identification of its governing
body, including the Directorate of Aeronautical Mechanics, the Directorate of Electronics,
the Armament Branch.
The purpose of this study was to analyse the transition from a paradigm of
centralized purchasing activities in the Directorate of Supply, as opposed to the
decentralization of purchases by the different constituent departments of the Logistic
Command.
As a methodology to approach the study subject it was adopted the suggested by
Raymond Quivy e Luc Van Campenhoudt (Quivy, et al., 1998), having been consulted the
relevant books about the theme. Testimonies were collected through interviews, and it was
performed an analysis of available online data systems: Management Maintenance and
Supply Integrated System and Air Force Support Management Information System.
It was characterized, through brief literature review, the body of theoretical
knowledge related to the subject. We had also analysed the methodologies implemented
over the years in the Portuguese Air Force, detailing the performance of indicators that
explain the phenomenon. The investigation confirmed the reduction in decision time
related to acquisitions and repair decisions, although it has not been validated neither
assumptions for cost reduction, nor standardization of organizational models in this area in
the Armed Forces.
As a result of the study, we concluded that the responsibilities changes, in the
Logistics Command, had the merit of moving managers closer to the field, however it
implicated the dislocation of human resources from the technical area of its core business
due to the acquisition procedures allocation, which could be further ensured by a single
specialized entity, keeping the budget authority of the officer in charge of the fleet
management.
Description
Keywords
Benchmarking Centralização Descentralização Aprovisionamento Compras Eficácia Eficiência Estrutura
