Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Álcool e sinistralidade rodoviária em Lisboa

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A condução de veículo automóvel sob a influência do álcool é um problema que gera um elevado risco social, incomportável na sociedade moderna que procura a salvaguarda dos direitos fundamentais e do bem-estar dos seus cidadãos. O número de mortes provocadas por acidentes de viação faz da sinistralidade rodoviária um grave problema de saúde pública com todos os custos associados. Este estudo aborda este fenómeno da sinistralidade rodoviária, com base no conhecimento obtido através dos processos de acidentes de viação, elaborados pela Divisão de Trânsito da Polícia de Segurança Pública na cidade de Lisboa. O presente estudo não se limita à parte prática e aborda a influência e os efeitos do consumo de álcool nas capacidades humanas durante o exercício da condução de veículos.Com base nas conclusões estudo teórico pretende-se qualificar o perfil do condutor e apresentar medidas para garantir a obtenção de resultados mais eficientes a nível de sinistralidade rodoviária, tais como, melhoria da legislação quanto à uniformidade da Taxa de Álcool no Sangue para os condutores e a sua sanção, o aumento das campanhas de educação rodoviária ao nível escolar devendo as mesmas ser complementadas entre si.
The driving of a motor vehicle under the influence of alcohol is a problem that creates a high social risk, unbearable in modern society, which seeks to safeguard the fundamental rights and well-being of its citizens. The number of deaths caused by road accidents makes road fatalities a serious public health problem with all the associated costs. This study addresses this phenomenon of road accidents, based on the knowledge obtained through the traffic accident processes, prepared by the Public Safety Police Transit Division in the city of Lisbon. The present study is not limited to the practical part and addresses the influence and effects of alcohol consumption on human capacities during the exercise of driving vehicles. Based on the conclusions theoretical study intends to qualify the profile of the driver and present measures to ensure the achievement of more efficient results in terms of road accidents, such as improved legislation on the uniformity of the Blood Alcohol Rate for drivers and their sanction, the increase of school-based road safety education campaigns, which should be complemented each other.

Description

Keywords

Álcool Condução Sinistralidade rodoviária Veículo

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue