| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 517.37 KB | Adobe PDF | |||
| 32.82 MB | Adobe PDF | |||
| 619.8 MB | Unknown |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O livro, enquanto objeto, carrega histórias e experiências
através de seu design, estando sempre aberto a interpretações por
parte de seus leitores. A partir disso e da experiência de estágio no
Grupo LeYa, este trabalho busca abordar o design editorial enquanto
ferramenta de enriquecimento da experiência de leitura. Para isso,
buscou-se apresentar conceitos inerentes à produção do livro – tais
como o design editorial, a coordenação editorial, estrutura do livro
e projeto gráfico – e relacionados à leitura, para que fosse possível
alcançar resultados satisfatórios ao analisar o livro escolhido: S., de J.
J. Abrams e Doug Dorst, cuja edição brasileira foi publicada pela editora
Intrínseca, é um objeto riquíssimo em termos de design devido às
conversas encontradas nas margens do livro e aos materiais adicionais
inseridos em seu miolo, daí a justificativa de utilizá-lo para este fim.
Nesse caso, as escolhas estéticas feitas nele existem para contribuir
nas diversas possíveis interpretações da história, dependendo de seu
contexto, leitor e local. Após a análise, os resultados tornaram possível
a conclusão de que o projeto gráfico deve ser baseado em um profundo
conhecimento dos recursos que cada ferramenta gráfica possui,
além de seguir as requisições dos autores, para que o resultado possa
beneficiar o leitor.
Description
Keywords
Livro S Experiência de leitura Projeto gráfico
