Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.65 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A abordagem à Educação Financeira e à Educação para o Empreendedorismo
vão ganhando destaque em contexto de sala de aula, “justificada pelo aumento da
complexidade dos produtos financeiros e pelos baixos níveis de literacia financeira da
população.” Santiago et al (2017, p.10). Sendo estes temas pouco trabalhados com este
grupo de crianças, este projeto visava trabalhar esta área, de uma forma contextualizada,
em harmonia com conteúdos do Programa de Matemática do 1º CEB.
Assim, o presente relatório relata uma investigação realizada com uma turma de 2.º ano,
do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ao longo do ano letivo de 2018/2019, com o objetivo de
identificar que conceitos e processos matemáticos e de Educação Financeira foram
mobilizados pelas crianças a partir de um projeto de Educação para a Cidadania. Para tal
realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa. Os dados
foram obtidos através de registos áudio, vídeo, fotográfico e notas de campo da
investigadora.
Tendo como ponto de partida a realização de um projeto de solidariedade da escola, em
contexto de estágio em 1.º CEB, que visava responder a algumas dificuldades financeiras
de uma instituição de solidariedade social, foram dinamizadas um conjunto de atividades,
ao longo do ano letivo, que permitiram aplicar e explorar diversos conteúdos de
Matemática, de Educação Financeira, de Empreendedorismo e de Cidadania, suportadas
pela Metodologia de Trabalho de Projeto. Observou-se que, no âmbito do projeto, foram mobilizados pelas crianças um conjunto
de temas do Programa de Matemática, como Números e Operações e Geometria e
Medida e também temas do Referencial de Educação Financeira, como Planeamento e
Gestão do Orçamento, Sistemas e Produtos Financeiros Básicos e Direitos e Deveres, a
partir de pesquisas, momentos de discussão e diálogo aberto onde esteve envolvida
também a resolução de problemas. Surgiram também temas do Referencial de Educação
para o Empreendedorismo e para o Consumo e alguns conteúdos que, apesar de não
constarem no programa de matemática do 2.º ano, emergiram naturalmente.
Description
Keywords
Matemática Educação Financeira Literacia Financeira Empreendedorismo Ensino Básico 1º Ciclo