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Authors
Abstract(s)
O Relatório Final pretende fundamentalmente descrever a Prática de Ensino
Supervisionada em 1.º CEB e a Prática de Ensino Supervisionada em 2.º CEB, dum
curso de Mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico da ESEC. Este
relatório envolve quatro partes e tem subjacente duas grandes ideias: “professores
usam os manuais nas aulas e para as preparar, também medeiam o uso do manual para
os alunos e estes aprendem dos manuais” (Rezat, 2010); e “motivação é provavelmente
o fator mais importante que os educadores podem apontar para melhorar a
aprendizagem” (Williams & Williams, 2011).
Na primeira parte do relatório final (Capitulos I a VI) é apresentado um estudo de
natureza qualitativa, cujo tema é “Racionais relativos e reta numérica nos manuais do
6º ano do Ensino Básico: o manual na aprendizagem”. Os resultados desta investigação
apontam que em todos os manuais estudados é evidente a integração frequente da reta
numérica, no domínio Números Racionais. Em cada manual o “Conceito de Número”,
“Modelo para Operação” e “Modelo para Ordenação” são os aspetos para os quais a
reta numérica é usada. O uso da reta numérica como modelo para representar as
operações básicas surge no texto dos cinco manuais, de forma pouco clara. A relação
entre a dimensão contexto e a dimensão reta é raramente incorporada nos manuais
através de situações problemáticas. Os manuais parecem necessitar de ser
complementados com outros tipos de situações problemáticas. Os resultados também
apontam que os manuais por si só não garantem a aprendizagem dos alunos, o
professor tem que ser o mediador. “Cernes” que envolvam os racionais relativos e a
reta numérica são considerados elementos importantes a existir no manual, parecem
poder contribuir para a autonomia do aluno e a regulação da sua aprendizagem (ideia
a investigar). A segunda parte deste relatório final (Capítulos de VII a IX), refere-se à Prática de
Ensino Supervisionada em 1.º CEB, onde a organização das atividades de iniciação à
prática profissional, a caracterização do texto de intervenção, a fundamentação
orientadora das práticas pedagógicas e duas experiências-chave (“A inclusão de alunos
Escola Superior de Educação | Politécnico de Coimbra
IV
invisuais na sala de aula” e “A ausência de motivação nas aulas de um aluno invisual”),
são descritas.
Na terceira parte do relatório final (Capitulo X e XI) descreve-se a Prática de Ensino
Supervisionada em 2.º CEB. Esta prática envolveu, fundamentalmente, quatro
domínios do saber: Português, Ciências da Natureza, História e Geografia de Portugal
e Matemática. Para cada domínio é apresentada a fundamentação das práticas e a
reflexão sobre a prática. Considerações finais serão feitas sobre as aprendizagens
desenvolvidas durante a elaboração deste relatório final.
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Keywords
Motivação Aprendizagem Manual Reta Numérica Práticas de Ensino
