Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
44.5 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório reflete o culminar do percurso realizado no âmbito
do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de especialização Pessoa em
Situação Crítica da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. É através do
mesmo que descrevo a finalidade e objetivos, e as atividades realizadas, que
permitiram o desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro
especialista e de competências específicas do enfermeiro especialista em
enfermagem em pessoa em situação crítica, como produto da capacidade de
reflexão sobre o processo que utilizou como metodologia o trabalho de projeto.
Por sua vez, o desenvolvimento destas competências contribuíram para uma
progressão nos níveis de desenvolvimento preconizados por Benner (2001),
advogando uma quebra da hegemonia do ensino teórico, centrando a
componente de desenvolvimento nos contextos dos cuidados e reflexão sobre
os mesmos, como forma de construção da perícia.
Para o efeito, a escolha da área de intervenção da prestação de
cuidados de enfermagem especializados à família da pessoa politraumatizada,
em contexto de cuidados críticos é baseada no facto do trauma constituir um
problema major de Saúde Pública no mundo, com a morte de cerca de 1,3
milhões de pessoas anualmente (OMS, 2012) e a pessoa politraumatizada,
enquanto ser único, estar inserida numa família e comunidade, sendo por um
lado, produto deste sistema e influenciando-o por outro, pressupondo uma
necessidade de intervenção conjunta, rumo ao enquadramento cada vez mais
premente da profissão de Enfermagem no paradigma da transformação,
utilizando neste caso o modelo teórico das transições de Meleis (2000).
Description
Keywords
Enfermagem politrauma