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Advisor(s)
Abstract(s)
A vivência da gravidez e do nascimento de um filho revestem-se de grande emotividade para o casal e respetiva família. O enfermeiro obstetra, fundamentado no seu saber, nas suas competências, na experiência e evidência científica, contribui assim com a prestação de cuidados especializados que permitem ao casal transitar para uma parentalidade positiva.
Este relatório corresponde à descrição, análise e reflexão sobre o meu percurso de aprendizagem, sobretudo no âmbito da unidade curricular “Estágio com relatório”, percurso este que me permitiu aprofundar conhecimentos e desenvolver competências na prestação de cuidados de enfermagem especializados à mulher, inserida na família e comunidade, no âmbito pré-natal, nos diferentes estádios do trabalho de parto (TP), contemplando os cuidados ao feto/recém-nascido (RN) e a transição para a parentalidade e ainda, em situação de urgência obstétrica e ginecológica.
Destaco a temática específica, onde desenvolvi competências sobre: O papel do enfermeiro obstetra na promoção das posições não supinas durante o 2º estádio do trabalho de parto, utilizando como referencial teórico o Modelo de Sistemas de Betty Neuman.
A posição a adotar no 2º estádio do trabalho de parto é assim uma temática pertinente e atual que, para além da sua abordagem em TP, deve cursar a vigilância pré-natal, de forma a responder às expectativas dos casais e para que estes possam efetivamente tomar decisões conscientes e informadas. Na resposta a esta área específica, foi utilizada a revisão da literatura, que a par da observação participante, me permitiram planear e implementar intervenções baseando a prática na melhor evidência disponível. O enfoque nesta temática em particular contribuiu grandemente para o desenvolvimento de competências técnico-científicas e relacionais, numa prática clínica onde se evidencia a autonomia do enfermeiro obstetra na promoção do parto normal.
Description
Keywords
Enfermagem obstétrica Cuidados de enfermagem Segunda fase do trabalho de parto