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O Processo de Diagnóstico em Enfermagem de Saúde Mental da Infância e Adolescência - Análise da Linguagem Clinica Mobilizada por Enfermeiros numa Unidade de Internamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência

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Abstract(s)

O projeto de estágio foi desenvolvido a partir das inconsistências sentidas, ao nível da prática de cuidados, no que respeita a documentação de enfermagem produzida na Unidade de Internamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UIPIA), do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC). Inconsistências, essas, com repercussões na continuidade e qualidade dos cuidados prestados ao cliente, no processo de tomada de decisão, gestão, formação e investigação. Tornou-se emergente que os sistemas de informação em saúde, do CHLC, integrassem os dados relativos aos cuidados de enfermagem dessa unidade, de modo a organizá-los. Assim, analisou-se a informação clínica que os enfermeiros da UIPIA, do CHLC, documentam durante o processo de diagnóstico, estabelecendo-se os seguintes objetivos específicos: caraterizar a informação obtida durante a apreciação clínica do cliente; identificar os diagnósticos de enfermagem documentados nas notas de enfermagem; categorizar os diagnósticos de enfermagem identificados de acordo com a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®); e, identificar o modelo conceptual de enfermagem em uso. Optou-se pelo método de investigação qualitativa, tipo estudo de caso. Para a recolha de dados recorreu-se: à análise documental, da documentação de enfermagem, e a um grupo focal. Este, objetivou a identificação do modelo conceptual em uso, que se verificou ser alusivo à teoria de Hildegard Peplau. Quanto à apreciação inicial, obteve-se um conjunto de termos referentes aos dados gerais, subjetivos e objetivos, documentados sobre o cliente, verificando-se que os enfermeiros tendem a valorizar esse momento como fundador da relação terapêutica. Dos dados das notas de enfermagem, chegou-se a uma lista representativa dos diagnósticos de enfermagem sensíveis à área de saúde mental e psiquiatria da infância e adolescência. O estágio foi fundamental para o desenvolvimento profissional e pessoal, onde o processo interpessoal foi central.

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Indicadores Qualidade Úlcera por pressão Administração em enfermagem

Pedagogical Context

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