Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Sistemas CNS/ATM

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Cap Almeida Agostinho.pdf1.06 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O aparecimento do conceito CNS/ATM (communications, navigation and surveillance/air traffic management) veio introduzir um conjunto de novos equipamentos de navegação, de comunicações, de vigilância e de gestão de tráfego aéreo, baseados nas tecnologias emergentes, que vieram gerar, na comunidade internacional, um vasto número de desafios. No âmbito deste trabalho, investigaremos os que se relacionam com as operações aéreas militares. Deste modo, foram identificadas as necessidades de espaço aéreo por parte da aviação militar e de que forma o projecto de criação do céu único europeu influencia a condução das operações aéreas militares, de acordo com as regras gerais ou, as operacionais. Foi efectuada uma análise do processo de implementação na FAP, tendo em conta os indicadores de harmonização, interoperabilidade e integração, e das alterações introduzidas na gestão do espaço aéreo, incluindo o seu uso flexível, e no fluxo do tráfego aéreo. Assim, neste trabalho de investigação, identifica-se a necessidade de melhorar o processo de colaboração e a coordenação civil/militar, tendo em conta a necessidade de convergência dos programas militares e civis que conduzam à maximização do espaço aéreo. Para este fim, foi utilizado o método de investigação em ciências sociais proposto pelo IESM. Parte-se de uma questão central que origina outras, que dela derivam, e, relativamente às quais, se procura dar respostas através da formulação de hipóteses. Na pesquisa efectuada foi utilizado, fundamentalmente, o método da entrevista. Esta foi complementada com a consulta de documentos relevantes sobre o objecto em análise. Nesta investigação foram detectadas situações anómalas decorrentes da deficiente definição de procedimentos. Foi, igualmente, identificada a necessidade de se estabelecerem novas metodologias operacionais que melhorem o sistema de coordenação civil/militar e a de adequação dos equipamentos a bordo das aeronaves e nas infra-estruturas no solo. No final deste trabalho apresentam-se algumas recomendações, que poderão justificar o processo de investigação. Abstract: The emergence of the CNS / ATM concept has introduced a set of new navigation, communications, surveillance and air traffic management equipment, based on emerging technologies. This change has caused in the international community, a great number of challenges. This research will focus on those which are related with the military flight operations. Therefore, military aircraft airspace requirements were identified along with the impact of the European single’s sky project in the military air operations when conducted in accordance with the general or operational rules. An awareness analysis of the implementation process in the FAP was undertaken, taking into account the harmonization, interoperability and integration indicators and the changes introduced in airspace management, including its flexible use and the air traffic flow. So, this research work identifies the need to improve the civil/military collaboration and coordination given the need for a progressive convergence of military and civilian programs that will lead to airspace maximization. To this end, the research method in social sciences proposed by IESM was used. It begins with a central question that leads to others and to wich we seek to give answers through the formulation of hypotheses. In carring out the research, the interview method was the mostly used strategy. The research work was then complemented with the review of relevant documents on the analysed subject. In this research, abnormal situations resulting from a poor definition of procedures were found. The need to establish new operational methodologies that will improve civil/military coordinating procedures and to adapt the on board equipment as well as the ground infrastructure were also identified At the end of this work a set of recommendations are presented as a result of the research process.

Description

Keywords

Comunicações Coordenação Controlo de Tráfego Aéreo Harmonização Integração Interoperabilidade Navegação Operações Aéreas Regras gerais Regras Operacionais Tráfego aéreo Vigilância

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue