Publication
Os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online
dc.contributor.author | Martinho, Domingos | |
dc.contributor.author | Jorge, Idalina | |
dc.date.accessioned | 2019-06-21T01:03:44Z | |
dc.date.available | 2019-06-21T01:03:44Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | As instituições de ensino superior portuguesas têm necessidade de diversificar a sua oferta formativa de modo a adequá-la aos novos públicos para os quais as formas de ensino e de aprendizagem que incluam ensino online são cada vez mais aliciantes. Apesar desta necessidade, não existem muitos estudos que analisem a forma como os professores encaram a adoção de formas de ensino e de aprendizagem que incluam o ensino online. O estudo realizado através da investigação por questionário em 11 instituições de ensino superior privado português, pretendeu identificar os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online e o impacto dessa adoção no seu desenvolvimento profissional. Os resultados revelam que o aumento do tempo que dedicam às atividades letivas constitui o maior constrangimento referido pelos professores em relação à adoção do ensino online. A análise fatorial exploratória identificou seis dimensões relacionadas com os constrangimentos dos professores: aumento do trabalho letivo; apoio institucional; reconhecimento social do ensino online; disponibilidade pessoal e apoio interpares; interação online; problemas relacionados com direitos de autor. Os professores manifestam pouca receptividade e um preconceito elevado em relação ao ensino online, verificando-se que, na sua maioria, apresentam reticências em relação à sua adoção e ao impacto que a mesma pode ter no seu desenvolvimento profissional. A criação de estratégias motivacionais orientadas para a melhoria das competências tecnológicas e pedagógicas pode ajudar os professores a envolverem-se em formas de ensino e aprendizagem que incluam o ensino online. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | http://dx.doi. org/10.5944/ried.19.1.13996 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1138-2783 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/28970 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Ensino online | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Professores | pt_PT |
dc.subject | TIC | pt_PT |
dc.title | Os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 182 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 161 | pt_PT |
oaire.citation.title | RIED | pt_PT |
oaire.citation.volume | 19 | pt_PT |
person.familyName | Martinho | |
person.givenName | Domingos | |
person.identifier.ciencia-id | DF14-D953-4D04 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5887-4814 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | c5d125b8-0dad-4298-807c-a24cd9780b32 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | c5d125b8-0dad-4298-807c-a24cd9780b32 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino onl.pdf
- Size:
- 306.63 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: