Repository logo
 
Publication

Os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online

dc.contributor.authorMartinho, Domingos
dc.contributor.authorJorge, Idalina
dc.date.accessioned2019-06-21T01:03:44Z
dc.date.available2019-06-21T01:03:44Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractAs instituições de ensino superior portuguesas têm necessidade de diversificar a sua oferta formativa de modo a adequá-la aos novos públicos para os quais as formas de ensino e de aprendizagem que incluam ensino online são cada vez mais aliciantes. Apesar desta necessidade, não existem muitos estudos que analisem a forma como os professores encaram a adoção de formas de ensino e de aprendizagem que incluam o ensino online. O estudo realizado através da investigação por questionário em 11 instituições de ensino superior privado português, pretendeu identificar os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online e o impacto dessa adoção no seu desenvolvimento profissional. Os resultados revelam que o aumento do tempo que dedicam às atividades letivas constitui o maior constrangimento referido pelos professores em relação à adoção do ensino online. A análise fatorial exploratória identificou seis dimensões relacionadas com os constrangimentos dos professores: aumento do trabalho letivo; apoio institucional; reconhecimento social do ensino online; disponibilidade pessoal e apoio interpares; interação online; problemas relacionados com direitos de autor. Os professores manifestam pouca receptividade e um preconceito elevado em relação ao ensino online, verificando-se que, na sua maioria, apresentam reticências em relação à sua adoção e ao impacto que a mesma pode ter no seu desenvolvimento profissional. A criação de estratégias motivacionais orientadas para a melhoria das competências tecnológicas e pedagógicas pode ajudar os professores a envolverem-se em formas de ensino e aprendizagem que incluam o ensino online.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi. org/10.5944/ried.19.1.13996pt_PT
dc.identifier.issn1138-2783
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28970
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectEnsino onlinept_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.titleOs constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino onlinept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage182pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage161pt_PT
oaire.citation.titleRIEDpt_PT
oaire.citation.volume19pt_PT
person.familyNameMartinho
person.givenNameDomingos
person.identifier.ciencia-idDF14-D953-4D04
person.identifier.orcid0000-0002-5887-4814
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationc5d125b8-0dad-4298-807c-a24cd9780b32
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc5d125b8-0dad-4298-807c-a24cd9780b32

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino onl.pdf
Size:
306.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: