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O presente relatório respeita ao estágio por mim realizado na Escola Secundária Artística António Arroio, e ao trabalho pedagógico desenvolvido na disciplina de Desenho A com uma turma do 11º ano. Pretendo neste espaço estabelecer uma relação entre a aprendizagem do desenho e a comunicação entre o corpo e o cérebro, como forma de abordar o potencial contributo da sua prática no desenvolvimento emocional e racional do aluno. Desta forma assume-se enquanto objetivo a construção de um quadro de conhecimento, proveniente dos domínios da Arte e da Ciência, que incida sobre os processos que ocorrem entre o corpo e o cérebro durante a aprendizagem e a prática do desenho, com o intuito de tentar entender até que ponto é possível promover uma melhor aprendizagem baseada nesse mesmo conhecimento. Neste contexto, a perceção do corpo e o cérebro, constituem a base que permite encarar o desenho enquanto prática capaz de desenvolver e potenciar no aluno as capacidades de raciocinar e decidir; capacidades fundamentais que transpõem as fronteiras do Desenho e se estendem a todas as atividades humanas. Para que da relação entre a perceção do corpo, o cérebro e a aprendizagem do desenho, possam resultar considerações efetivas, entende-se fundamental o seu enquadramento num contexto que compreende o Ensino, as Artes Visuais e uma sociedade contemporânea, assente na cultura do consumo e da imagem, que encara o corpo e a mente como elementos separados.
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Perceção Corpo Artes visuais Desenho Ensino das Artes Visuais Relatório de estágio