Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A perceção do corpo e o cérebro na aprendizagem do desenho: relatório de estágio : Escola Secundária Artística António Arroio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
02_Relatório de Estágio_Nuno Almeida.pdf82.86 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório respeita ao estágio por mim realizado na Escola Secundária Artística António Arroio, e ao trabalho pedagógico desenvolvido na disciplina de Desenho A com uma turma do 11º ano. Pretendo neste espaço estabelecer uma relação entre a aprendizagem do desenho e a comunicação entre o corpo e o cérebro, como forma de abordar o potencial contributo da sua prática no desenvolvimento emocional e racional do aluno. Desta forma assume-se enquanto objetivo a construção de um quadro de conhecimento, proveniente dos domínios da Arte e da Ciência, que incida sobre os processos que ocorrem entre o corpo e o cérebro durante a aprendizagem e a prática do desenho, com o intuito de tentar entender até que ponto é possível promover uma melhor aprendizagem baseada nesse mesmo conhecimento. Neste contexto, a perceção do corpo e o cérebro, constituem a base que permite encarar o desenho enquanto prática capaz de desenvolver e potenciar no aluno as capacidades de raciocinar e decidir; capacidades fundamentais que transpõem as fronteiras do Desenho e se estendem a todas as atividades humanas. Para que da relação entre a perceção do corpo, o cérebro e a aprendizagem do desenho, possam resultar considerações efetivas, entende-se fundamental o seu enquadramento num contexto que compreende o Ensino, as Artes Visuais e uma sociedade contemporânea, assente na cultura do consumo e da imagem, que encara o corpo e a mente como elementos separados.

Description

Keywords

Perceção Corpo Artes visuais Desenho Ensino das Artes Visuais Relatório de estágio

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License