Publication
Educação para a igualdade de género leituras a partir da realidade de cinco jardins de infância do distrito de Portalegre, Portugal
dc.contributor.author | Marchão, Amélia | |
dc.contributor.author | Henriques, Helder | |
dc.date.accessioned | 2016-02-04T17:01:37Z | |
dc.date.available | 2016-02-04T17:01:37Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O propósito deste artigo prende-se com a promoção da igualdade de oportunidades em Portugal, num quadro de cidadania a partir do jardim de infância, e nele procuramos conhecer as conceções de educadoras de infância e de crianças em idade pré-escolar sobre a problemática da igualdade no seu contexto pedagógico. Para o efeito, baseamo- -nos na leitura e respetiva análise dos resultados de investigações orientadas desenvolvidas em cinco Jardins de Infância do distrito de Portalegre, Portugal. Os estudos que nos serviram de base inserem-se numa abordagem de natureza qualitativa, em que os sujeitos protagonistas (educadoras e crianças) são observados e escutados através de processos de questionário e de entrevistas. Suportamos a nossa análise no quadro teórico que construímos a partir de uma revisão do estado da arte sobre a temática da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e realça-se que esta é uma temática pouco valorizada no contexto do jardim de infância pelas profissionais, com reflexo em comportamentos e atitudes estereotipadas das crianças, pelo que fomos levados, no final deste texto, a propor algumas atividades a desenvolver no contexto de jardim de infância que fomentem a igualdade e permitam desconstruir estereótipos sociais. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Henriques, H., & Marchão, A. (2016). Educação para a igualdade de género: leituras a partir da realidade de cinco jardins de infância do distrito de Portalegre, Portugal. Foro de Educación, 14(20), 339-360. doi: http://dx.doi.org/10.14516/fde.2016.014.020.017 | pt_PT |
dc.identifier.doi | doi: http://dx.doi.org/10.14516/fde.2016.014.020.017 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/11280 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Foro de Educación | pt_PT |
dc.subject | Educação de infância; crianças; igualdade de oportunidades; Portugal. | pt_PT |
dc.title | Educação para a igualdade de género leituras a partir da realidade de cinco jardins de infância do distrito de Portalegre, Portugal | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Espanha | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 360 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 14(20) | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 339 | pt_PT |
oaire.citation.title | Foro de Educación | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |