Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação para a igualdade de género leituras a partir da realidade de cinco jardins de infância do distrito de Portalegre, Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Educação para a igualdade de género.pdf245.2 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O propósito deste artigo prende-se com a promoção da igualdade de oportunidades em Portugal, num quadro de cidadania a partir do jardim de infância, e nele procuramos conhecer as conceções de educadoras de infância e de crianças em idade pré-escolar sobre a problemática da igualdade no seu contexto pedagógico. Para o efeito, baseamo- -nos na leitura e respetiva análise dos resultados de investigações orientadas desenvolvidas em cinco Jardins de Infância do distrito de Portalegre, Portugal. Os estudos que nos serviram de base inserem-se numa abordagem de natureza qualitativa, em que os sujeitos protagonistas (educadoras e crianças) são observados e escutados através de processos de questionário e de entrevistas. Suportamos a nossa análise no quadro teórico que construímos a partir de uma revisão do estado da arte sobre a temática da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e realça-se que esta é uma temática pouco valorizada no contexto do jardim de infância pelas profissionais, com reflexo em comportamentos e atitudes estereotipadas das crianças, pelo que fomos levados, no final deste texto, a propor algumas atividades a desenvolver no contexto de jardim de infância que fomentem a igualdade e permitam desconstruir estereótipos sociais.

Description

Keywords

Educação de infância; crianças; igualdade de oportunidades; Portugal.

Citation

Henriques, H., & Marchão, A. (2016). Educação para a igualdade de género: leituras a partir da realidade de cinco jardins de infância do distrito de Portalegre, Portugal. Foro de Educación, 14(20), 339-360. doi: http://dx.doi.org/10.14516/fde.2016.014.020.017

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Foro de Educación

CC License

Altmetrics