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Authors
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Abstract(s)
O propósito deste artigo prende-se com a promoção da igualdade de oportunidades em Portugal, num
quadro de cidadania a partir do jardim de infância, e nele procuramos conhecer as conceções de educadoras de infância e
de crianças em idade pré-escolar sobre a problemática da igualdade no seu contexto pedagógico. Para o efeito, baseamo-
-nos na leitura e respetiva análise dos resultados de investigações orientadas desenvolvidas em cinco Jardins de Infância do
distrito de Portalegre, Portugal. Os estudos que nos serviram de base inserem-se numa abordagem de natureza qualitativa,
em que os sujeitos protagonistas (educadoras e crianças) são observados e escutados através de processos de questionário
e de entrevistas. Suportamos a nossa análise no quadro teórico que construímos a partir de uma revisão do estado da
arte sobre a temática da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres e realça-se que esta é uma temática pouco
valorizada no contexto do jardim de infância pelas profissionais, com reflexo em comportamentos e atitudes estereotipadas
das crianças, pelo que fomos levados, no final deste texto, a propor algumas atividades a desenvolver no contexto de
jardim de infância que fomentem a igualdade e permitam desconstruir estereótipos sociais.
Description
Keywords
Educação de infância; crianças; igualdade de oportunidades; Portugal.
Citation
Henriques, H., & Marchão, A. (2016). Educação para a igualdade de género: leituras a partir da realidade de cinco jardins de infância do distrito de Portalegre, Portugal. Foro de Educación, 14(20), 339-360. doi: http://dx.doi.org/10.14516/fde.2016.014.020.017
Publisher
Foro de Educación