Publication
Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade
dc.contributor.advisor | Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- | |
dc.contributor.advisor | Pereira, José Miguel Sacramento, 1968- | |
dc.contributor.author | Costa, Sofia Laura Nogueira da | |
dc.date.accessioned | 2020-01-28T13:27:58Z | |
dc.date.available | 2020-01-28T13:27:58Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Este relatório final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB compreendendo uma componente de estágio nos dois Ciclos de Ensino. O relatório está organizado em três partes principais: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Componente Investigativa propõe uma sequência didática com base numa prática Interdisciplinar, que objetiva desenvolver a Literacia Estatística numa turma de 3.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2016/2017. É com a aproximação da realidade aos alunos que se potenciam aprendizagens significativas e, por isso, esta prática de sala de aula veio reforçar o desenvolvimento e o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas. Desta forma, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e de design investigação-ação, mais propriamente na/pela ação. A recolha de dados foi conseguida através dos registos escritos da professora estagiária, obtidos durante a fase de observação; das produções escritas dos alunos; e de alguns registos fotográficos. As conclusões deste estudo evidenciam que uma prática interdisciplinar desenvolve nos alunos capacidades transversais e melhora a compreensão da Literacia Estatística. Durante a prática, os alunos mostraram-se motivados e envolvidos nas tarefas, melhorando técnicas de trabalho em cooperação. Na Componente Reflexiva constam duas reflexões sobre os estágios realizados no 1.º CEB e no 2.º CEB. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202381307 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/31112 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.relation | Instituto de Telecomunicações | |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Literacia Estatística | pt_PT |
dc.subject | Trabalho Cooperativo | pt_PT |
dc.title | Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Instituto de Telecomunicações | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FEEA%2F50008%2F2019/PT | |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 3c9a5ee0-e710-4596-84be-a6a8ce4ead7b | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 3c9a5ee0-e710-4596-84be-a6a8ce4ead7b | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |