Repository logo
 
Publication

Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridade

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.advisorPereira, José Miguel Sacramento, 1968-
dc.contributor.authorCosta, Sofia Laura Nogueira da
dc.date.accessioned2020-01-28T13:27:58Z
dc.date.available2020-01-28T13:27:58Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste relatório final foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB compreendendo uma componente de estágio nos dois Ciclos de Ensino. O relatório está organizado em três partes principais: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. A Componente Investigativa propõe uma sequência didática com base numa prática Interdisciplinar, que objetiva desenvolver a Literacia Estatística numa turma de 3.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2016/2017. É com a aproximação da realidade aos alunos que se potenciam aprendizagens significativas e, por isso, esta prática de sala de aula veio reforçar o desenvolvimento e o envolvimento dos alunos nas tarefas propostas. Desta forma, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e de design investigação-ação, mais propriamente na/pela ação. A recolha de dados foi conseguida através dos registos escritos da professora estagiária, obtidos durante a fase de observação; das produções escritas dos alunos; e de alguns registos fotográficos. As conclusões deste estudo evidenciam que uma prática interdisciplinar desenvolve nos alunos capacidades transversais e melhora a compreensão da Literacia Estatística. Durante a prática, os alunos mostraram-se motivados e envolvidos nas tarefas, melhorando técnicas de trabalho em cooperação. Na Componente Reflexiva constam duas reflexões sobre os estágios realizados no 1.º CEB e no 2.º CEB.pt_PT
dc.identifier.tid202381307pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31112
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationInstituto de Telecomunicações
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectLiteracia Estatísticapt_PT
dc.subjectTrabalho Cooperativopt_PT
dc.titlePromoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleInstituto de Telecomunicações
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FEEA%2F50008%2F2019/PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isProjectOfPublication3c9a5ee0-e710-4596-84be-a6a8ce4ead7b
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3c9a5ee0-e710-4596-84be-a6a8ce4ead7b
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SOFIA_LAURA_COSTA.pdf
Size:
4.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: