Repository logo
 
Publication

Liderança escolar e satisfação com o líder: uma relação possível

dc.contributor.advisorPratas, Helena
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Cristina Pereira de
dc.date.accessioned2015-05-25T15:11:37Z
dc.date.available2015-05-25T15:11:37Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste estudo surge no âmbito do interesse crescente e renovado sobre o funcionamento do Sistema Educativo, bem como, a qualidade do ensino, e satisfação do docente neste contexto bem como a sua relação com o líder. Deste modo, são revistas as teorias de liderança bem como da satisfação, bem como a sua integração no contexto escolar. Recorrendo a uma abordagem metodológica quantitativa para atingir o objetivo central deste estudo, estudou-se em que medida a satisfação dos docentes é influenciada pelos estilos de liderança transformacional ou transacional. Nesta investigação foram utilizados dois questionários (QML - Bass, 1985) na versão Portuguesa adaptada por Heitor (1996) e JDI de Smith, Kendall e Hulin (1969), aferida para Portugal por Jesuíno, Soczka e Matoso (1983) a 142 docentes (amostra recolhida na grande lisboa e concelho do Alentejo). Os resultados suportam os objetivos esperados, isto é, confiram que o líder transformacional influencia a satisfação com o líder e no trabalho mais que o transacional. No entanto, não se encontra suporte para a hipótese de que existem diferenças entre variáveis sociodemográficas e a satisfação. A amostra reduzida e restrita a determinadas regiões constitui uma das limitações deste estudo a par de outras apontadas. Sugestões para investigação futura são desenhadas no âmbito deste trabalho.por
dc.description.abstractThis investigation is founded on the growing and renewed interest in the functioning of the Educative System as well as in its quality, in the teacher’s satisfaction in this context and in its relationship with the leader. Hence, we will analyze the leadership theories, the satisfaction theories and their integration in the school context. To reach the main goal of our investigation we used a quantitative methodological approach examining whether the teacher’s satisfaction is influenced by styles of transformational leadership or transactional ones. In this investigation we used two questionnaires; QML (Bass, 1985) on Portuguese version from Heitor (1996) and JDI from Smith, Kendall and Hulin (1969) on Portuguese version from Jesuíno, Soczka and Matoso (1983) to 142 teachers (sample collected in Lisbon grand area and the county of Alentejo). The results confirm the expected outcome since they show that teacher’s satisfaction with the leader is more associated with a style of transformational leadership than transactional. However, we did not find evidence that there are significant differences among the socio-demographic and the satisfaction variables. One of the limitations, among others that are pointed out throughout this investigation, is the fact that the sample is small and restricted to certain regions. Suggestions for further investigation are made throughout this work.por
dc.identifier.tid201852659
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/8734
dc.language.isoporpor
dc.subjectLiderança transformacionalpor
dc.subjectLiderança transacionalpor
dc.subjectSatisfação com o trabalhopor
dc.subjectSatisfação com o líderpor
dc.subjectTransformational leadershippor
dc.subjectTransactional leadershippor
dc.subjectJob satisfactionpor
dc.subjectSatisfaction with the leaderpor
dc.titleLiderança escolar e satisfação com o líder: uma relação possívelpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Especialização em Administração Educacionalpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESEMESTRADO_CristinaAlmeida.pdf
Size:
2.62 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: