Repository logo
 
Publication

O Desenvolvimento da Inteligência Lógico Matemática na Educação Pré-Escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, José Maria de
dc.contributor.authorServo, Marta Cristina Alves de Sousa
dc.date.accessioned2017-06-01T12:19:26Z
dc.date.available2017-06-01T12:19:26Z
dc.date.issued2017-04-26
dc.date.submitted2017-03-27
dc.description.abstractO tema do nosso trabalho surgiu quando nos deparáramos com os resultados “negativos” das provas de aferição do 4.º ano no domínio da Matemática. Efetivamente constatou-se que esta é uma área em que as crianças e os jovens apresentam grandes lacunas e que existem ainda muitos aspetos por esclarecer. Com este estudo pretendemos compreender o desenvolvimento da inteligência lógico matemática na educação pré-escolar assim como formas de facilitar as aprendizagens das crianças. Ao longo deste trabalho referimos: (i) a evolução da Educação Pré-Escolar; (ii) a importância da Matemática no Jardim-de-Infância; (iii) a base emocional da aprendizagem; (iv) Froebel o jogo e os dons educativos; (v) o Cuisenaire; (vi) as inteligências; (vii) a inteligência lógico matemática, e, por último, (viii) a motivação. Estes conceitos tiveram por base vários autores com excelentes referências nas áreas abordadas. O presente estudo apresenta uma abordagem qualitativa, tratando-se de uma investigação descritiva exploratória, com as seguintes questões: Qual a importância da Matemática na Educação Pré-Escolar? Como é que as crianças desenvolvem o gosto pela Matemática? O que é que os materiais 3.º Dom e Cuisenaire desenvolvem nas crianças? De que forma é que estes dois materiais contribuem para o desenvolvimento da inteligência lógico matemática e da aprendizagem? Qual a importância da educação Matemática na Educação Pré-Escolar? A nossa amostra é constituída por 29 crianças com 3 e 4 anos. Para atingir os objetivos recorremos a diferentes instrumentos, como a observação direta e ao preenchimento de grelhas pormenorizadas. Os dados recolhidos foram tratados e analisados o que permitiu chegar à sua discussão e retirar as respetivas conclusões. Os resultados obtidos revelam que materiais lúdicos pedagógicos como o 3.º Dom de Fröebel e Cuisenaire contribuem de forma considerável para o desenvolvimento da inteligência logico matemática da criança. Promovem a sua autonomia, criatividade, despertam o interesse e a motivação, sendo imprescindíveis no decorrer da aprendizagem da criança. Em suma, facilitam significativamente o sucesso nesta área.pt_PT
dc.identifier.tid201701952pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18461
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjecteducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectmatemáticapt_PT
dc.subjectmotivaçãopt_PT
dc.titleO Desenvolvimento da Inteligência Lógico Matemática na Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educação João de Deus
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar (Licenciatura Pré-Bolonha)pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Marta Servo-relatorio de mestrado 2017.pdf
Size:
1.43 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: