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Modelo de balizagem para condições extremas

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A economia de uma região desenvolve-se maioritariamente nas imediações dos rios, sendo imprescindível garantir a segurança das pessoas e da navegação, principalmente quando o rio em questão apresenta condições extremas. Assim, o objeto de estudo centra-se no objetivo de conceptualizar um modelo de balizagem e assinalamento marítimo para aplicação em rios de grande amplitude/caudal de água e correntes fortes. Inicialmente elabora-se uma revisão de literatura, abordando os conceitos estruturantes do sistema de balizagem marítima. Seguidamente desenvolve-se a parte textual baseada numa abordagem qualitativa, seguindo um raciocínio indutivo assente na pesquisa de estudo de caso. Como principal resultado constata-se que, de todas as Ajudas à Navegação, as que se encontram fisicamente no leito do rio são aquelas que apresentam um maior desafio aquando da edificação do assinalamento marítimo, pois poderão, em determinadas circunstâncias, deixar de ser uma Ajuda passando a constituir um perigo para a navegação. Finalmente conclui-se que, possivelmente, a melhor solução consiste em desenvolver um novo modelo de balizagem, composto por um sistema que conjugue o potencial da baliza e da boia, permitindo beneficiar de inúmeras vantagens, entre as quais se destacam o aumento da segurança da navegação e consequentemente da salvaguarda da vida humana nas vias navegáveis. Abstract: The economic development of a region flourishes mostly in the vicinity of rivers. It is essential to ensure the safety of people and shipping, particularly when that river has extreme conditions. Therefore, this research develops the object of study with the general objective of conceptualizing a model of buoyage and maritime signaling to be used in rivers of high water amplitude/flow and strong currents. The work begins with the preparation of literature review, covering the concepts and definitions of the Maritime Buoyage System (MBS) framework. Next, the textual part is developed based on a qualitative approach, following an inductive reasoning and case study research design. The main result of the research is the recognition that, from all the existing Aids to Navigation (AtoN), those that are physically located in the riverbed represent the greatest challenge when building the maritime signaling, because, in certain circumstances, instead of being an aid, they may become an hazard to navigation. Finally, it is concluded that, possibly, the best solution is to develop a new buoyage model, consisting in merging the benefits between a beacon and a buoy, emphasizing a large number of advantages, among which are noteworthy the increase of safety of navigation and, consequently, the safety of life along the river courses.

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Balizagem de rios Assinalamento sob condições extremas Segurança da navegação Modelo de balizagem RIS Waterway signs and marking Maritime buoyage system under extreme conditions Navigation safety Aids-to-Navigation Buoyage model

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