Repository logo
 
Publication

A criança, o reconhecimento e a regulação das emoções através da literatura infantil

dc.contributor.advisorMendes, Teresa de Lurdes Frutuoso
dc.contributor.advisorCorreia, Rosalina Maria Cordeiro Marchão
dc.contributor.authorBotelho, Renata Tavares
dc.date.accessioned2016-03-14T18:11:17Z
dc.date.available2016-03-14T18:11:17Z
dc.date.issued2016-01-14
dc.description.abstractA presente investigação apresenta a descrição e reflexão de todo o percurso vivido e experienciado numa sala de jardim-de-infância. Esta investigação permite-nos reconhecer a importância de uma abordagem emocional em contexto Pré-Escolar. Tendo em conta que as emoções se manifestam nas crianças numa idade ainda muito precoce, torna-se necessário que o educador promova atividades que desenvolvam o reconhecimento e posteriormente o controlo das emoções, uma vez que é importante que a criança adquira essas competências para uma vida com mais confiança, bem-estar, motivação e auto-estima. Uma vez que o livro infantil possui várias potencialidades e especificidades, pode ser utilizado como um elemento promotor do desenvolvimento emocional uma vez que as histórias permitem o desenvolvimento de capacidades literácitas e emocionais. Deste modo, cabe ao educador selecionar livros com qualidade estético-literária que permitam à criança desenvolver a sua imaginação, criatividade e curiosidade. Com o desenvolvimento deste Projeto, foi possível confirmar a importância que têm as emoções e a literatura infantil no Jardim-de-infância e como podem contribuir para um ambiente estável e harmonioso quer entre as crianças quer entre criança e educador.pt_PT
dc.description.abstractThe following investigation presents a description and a reflection of the entire lived and experienced course in a kindergarten room. This investigation allows us to recognize the importance off an emotional approach in a preschool context. Considering that emotions manifest on children with a premature age, it becomes necessary that the educator promote activities that develop recognition and the after control of emotions, once it is important that children acquire this competences for a life with more confidence, well-being, motivation and self-esteem. Once the child book possesses various potential and specificities, it can be used as a promotion element of emotional development once the histories allow an emotional and literally development. That way, it is up to the educator to select books with aesthetic-literary that can allow the children to develop his imagination, creativity and curiosity. With the development of this project, it was possible to confirm the importance of the emotions and children's literature in the kindergarten, and how it can contribute to a stable and harmonious environment between the children, and between the children and the educator.pt_PT
dc.identifier.tid201081032pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12299
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLiteratura infantilpt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento emocional Infantilpt_PT
dc.subjectChildren's literaturept_PT
dc.subjectChildren's emotional developmentpt_PT
dc.subjectemotionspt_PT
dc.titleA criança, o reconhecimento e a regulação das emoções através da literatura infantilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado - Renata Botelho.pdf
Size:
2.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: