Repository logo
 
Publication

Requisitos Fundamentais para a Criatividade em Contexto Organizacional Estudo Quantitativo Exploratório

datacite.subject.fosEconomia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Jorge Remondes
dc.contributor.authorPereira, Rui
dc.date.accessioned2021-12-20T18:20:17Z
dc.date.available2021-12-20T18:20:17Z
dc.date.issued2021-10-22
dc.description.abstractA Criatividade assume um papel preponderante no seio das organizações. É vista como uma ferramenta que fomenta o espírito de inovação, permitindo a uma organização manter-se competitiva e diferenciadora no mercado e setor onde se insere. O clima e o contexto organizacional onde os colaboradores estão inseridos tem um papel fundamental na criação de condições que sejam apelativas ao pensamento crítico e desenvolvimento organizacional. No presente trabalho revê-se a literatura sobre o conceito de criatividade, a sua aplicação em contexto organizacional e o quão importante pode ser no contributo para o crescimento e desenvolvimento de uma organização. O objetivo geral é identificar quais os requisitos fundamentais para a criatividade em contexto organizacional. A metodologia seguida é de natureza quantitativa, tendo-se recorrido a um inquérito por questionário efetuado online e registado 104 quadros empresariais respondentes. O tratamento de dados foi realizado através da análise estatística. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que a criatividade permite manter viva a estrutura organizacional num mercado cada vez mais competitivo, a formação é determinante para a criatividade dos colaboradores, a inovação está diretamente relacionada com o grau de criatividade, os colaboradores que trabalham em equipa tendem a ser mais criativos e a criatividade influencia o desenvolvimento do negócio.pt_PT
dc.identifier.tid202830675pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38336
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectAtitudes criativaspt_PT
dc.subjectLíderes promotores/inibidores de criatividadept_PT
dc.subjectOrganizações autentizóticaspt_PT
dc.subjectPensamento criativopt_PT
dc.titleRequisitos Fundamentais para a Criatividade em Contexto Organizacional Estudo Quantitativo Exploratóriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Requisitos Fundamentais para a Criatividade em Contexto Organizacional Estudo Quantitativo Exploratório.pdf
Size:
1.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format