Publication
O Profissional de Educação em Contexto Hospitalar
dc.contributor.advisor | Almeida, Ana | |
dc.contributor.author | Barros, Alexandra | |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T19:12:45Z | |
dc.date.available | 2021-02-25T19:12:45Z | |
dc.date.issued | 2018-07-20 | |
dc.date.submitted | 2018-06-14 | |
dc.description.abstract | O profissional de educação ao exercer as suas funções em contexto hospitalar constrói uma identidade própria, isto porque, o meio influencia a prática pedagógica. No seu percurso de internamento, a criança é influenciada e, é importante conhecer esta realidade. Assim, conhecer o processo de ensino e de aprendizagem, em contexto hospitalar. Para a realizar este estudo optou-se por uma metodologia baseada na abordagem qualitativa. Desta forma, foram utilizadas como técnicas de recolha de dados a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário. Os dados foram tratados e analisados com o objetivo de responder às questões de investigação. O presente estudo revelou que o educador de infância em contexto hospitalar é um elemento relevante para a criança hospitalizada, na medida em que ajuda as crianças no seu desenvolvimento pedagógico e cognitivo e constitui um apoio importante no próprio processo de internamento. | pt_PT |
dc.description.abstract | The education professional, when performing his / her functions in a hospital context, builds his / her own identity, this because the medium influences the pedagogical practice. In the course of internment, the child is influenced and it is important to know this reality. Thus, to know the process of teaching and learning, in a hospital context. To carry out this study we opted for a methodology based on the qualitative approach. In this way, semi-structured interviews and questionnaire surveys were used as data collection techniques. The data were treated and analyzed in order to answer the research questions. The present study revealed that the childhood educator in a hospital context is a relevant element for the hospitalized child, since it helps the children in their pedagogical and cognitive development and constitutes an important support in the hospitalization process itself. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202651665 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/35711 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Criança hospitalizada; Profissional de educação; Pedagogia Hospital | pt_PT |
dc.subject | Hospitalized child; Education professional; Hospital Pedagogy | pt_PT |
dc.title | O Profissional de Educação em Contexto Hospitalar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Educação e Ciências |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1