Repository logo
 
Publication

Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância: perspectivas sobre as suas (im)potências no âmbito da pandemia

dc.contributor.authorGomes, E. X.
dc.date.accessioned2024-03-21T14:46:13Z
dc.date.available2024-03-21T14:46:13Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO artigo que aqui se propõe discute um conjunto de ideias em torno da formação inicial de educadoras/es de infância que se tornaram especialmente visíveis no contexto da pandemia provocada pela doença Covid- 19. A partir do lugar ambíguo da educação de infância no sistema educativo português, pretende-se dar eco a questões emergentes e ao seu impacto na vivência da pedagogia do ensino superior, especialmente no que diz respeito ao isomorfismo da formação inicial e às potencialidades do que se faz e do que escolhe não fazer na formação inicial. Apresenta-se o caso de duas escolas superiores de educação da área metropolitana de Lisboa, uma pública e uma privada, ambas com uma história de várias décadas na formação inicial de educadoras de infância. O foco será colocado na experiência de ensino não presencial, com especial ênfase na resposta dada aos estágios curriculares previstos para o 2º semestre de 2019/2020.pt_PT
dc.description.abstractThe article proposed here discusses a set of ideas around the initial training of early childhood educators that became especially visible in the context of the pandemic caused by Covid-19. From the ambiguous place of childhood education in the Portuguese educational system, it is intended to echo emerging issues and their impact on the experience of higher education pedagogy, especially with regard to the isomorphism of initial training and the potential of what is made and not made in the initial training. The case of two higher education schools in the metropolitan area of Lisbon is presented, one public and one private, both with a history of several decades in the initial training of early childhood educators. The focus will be placed on at distance teaching experience, with special emphasis on the response given to the curricular internships planned for the 2nd semester of 2019/2020.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGomes, E. X.(2021). Pedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância: perspectivas sobre as suas (im)potências no âmbito da pandemia, Zero a Seis, 23, 269-290pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5007/1980-4512.2021.e79039pt_PT
dc.identifier.issn1980-4512
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50360
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectFormação inicialpt_PT
dc.subjectPandemia de covid-19pt_PT
dc.subjectPedagogypt_PT
dc.subjectChildhood educationpt_PT
dc.subjectInitial training of childhood educatorspt_PT
dc.subjectCovid-19 pandemicspt_PT
dc.titlePedagogia da presença na formação de educadoras/es de infância: perspectivas sobre as suas (im)potências no âmbito da pandemiapt_PT
dc.title.alternativePedagogy of presence in kindergarten teachers’ initial training: perspectives about its (im)potencies within a pandemic framework. Zero a Seis, 23pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameGomes
person.givenNameElisabete Xavier
person.identifier.ciencia-id6819-3243-E909
person.identifier.orcid0000-0001-6635-6307
person.identifier.ridC-7073-2019
person.identifier.scopus-author-id35069574000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication1a746bf4-5c5b-41d5-b42b-2aca99f6baa6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1a746bf4-5c5b-41d5-b42b-2aca99f6baa6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Gomes.2021.Pedagogia da presenca e ensino a distancia.pdf
Size:
267.51 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: