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As estratégias de comunicação em redes sociais na criação de conexões reais entre marcas e seu público-alvo: um estudo voltado para pequenos empreendedores do Brasil

dc.contributor.advisorMendes, António
dc.contributor.advisorNeves, Antônio Maurício Castanheira das
dc.contributor.authorAmaral, Renata Gallo Spinola do
dc.date.accessioned2024-02-08T11:23:28Z
dc.date.available2024-02-08T11:23:28Z
dc.date.issued2023-11
dc.description.abstractBuscamos, através deste estudo, analisar a forma como pequenos empreendedores se comunicam nas redes sociais digitais, visando estabelecer uma conexão real e empática com seu público-alvo. Além disso, investigamos o uso do storytelling para fortalecimento das marcas, assim como as plataformas e conteúdos mais utilizados por esses empreendedores. A metodologia adotada incluiu a observação, pesquisa qualitativa fechada, com a aplicação de um questionário com 21 pequenos empreendedores brasileiros e a entrevista com profissionais do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A partir desses resultados, buscamos fazer uma triangulação afim de obter uma compreensão mais abrangente sobre o posicionamento desses empresários e suas principais dificuldades na criação de estratégias de comunicação sólidas e eficazes para as redes sociais. Esperamos que este estudo contribua com informações e conhecimentos relevantes para aqueles que estão interessados em desenvolver uma estratégia de comunicação para pequenas empresas, bem como para acadêmicos e a sociedade em geral.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this study is to analyze the communication made by small business entrepreneurs in social media platforms to establish a real connection with their target audience. In addition, we analyzed the study of storytelling to this brands, which social media platforms are most used by small business entrepreneurs and what content generates the most engagement. The methodology used for this study is based on the use of observation, closed qualitative research, with the application of a questionnaire with 21 small brazilian entrepreneurs, and a interview with professionals from Sebrae, the Brazilian Service of Support to Micro and Small business. From these results, we tried to make a triangulation in order to obtain a more comprehensive understanding of the positioning of these entrepreneurs and their main difficulties in creating solid and effective communication strategies for social networks. The goal is to contribute with useful information and knowledge of interest to small entrepreneurs who wish to create communication strategies for digital social networks, also for academics and society in general.pt_PT
dc.identifier.tid203526120pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49725
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPequenos empreendedorespt_PT
dc.subjectMarketing digitalpt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectEngajamentopt_PT
dc.subjectComunicação empáticapt_PT
dc.subjectConexões reaispt_PT
dc.titleAs estratégias de comunicação em redes sociais na criação de conexões reais entre marcas e seu público-alvo: um estudo voltado para pequenos empreendedores do Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameComunicação Audiovisual e Multimédiapt_PT

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