Repository logo
 
Publication

Anemómetro-veleta de fio quente

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorVITOR MANUEL RODRIGUES VIEGAS, VITOR MANUEL RODRIGUES VIEGAS
dc.contributor.advisorDamas, Bruno Duarte
dc.contributor.authorYantsur, Dmytro
dc.date.accessioned2021-11-26T14:52:58Z
dc.date.available2021-11-26T14:52:58Z
dc.date.issued2021-09
dc.description.abstractO vento, sendo um fenómeno da natureza que não pode ser controlado, sempre despertou curiosidade nos humanos. Visto que o vento tem impacto em grande parte das atividades praticadas, sejam de lazer ou de trabalho, surgiu a necessidade de conseguir medi-lo por forma a se tirar maior partido deste fenómeno. Devido a esta necessidade surgiram os anemómetros e veletas, aparelhos capazes de medir a velocidade e direção do vento respetivamente. Desde o surgimento dos primeiros anemómetros foram introduzidas novas técnicas e métodos de medição da velocidade do vento, nomeadamente os anemómetros de fio quente, que são nos dias de hoje técnicas muito fiáveis. Os anemómetros de fio quente sendo aparelhos de reduzidas dimensões podem ser aplicados em inúmeros cenários, em particular para o presente trabalho pretende-se utilizar este tipo de anemómetro em veleiros rádio controlados. O principal objetivo do trabalho consiste na criação de um anemómetro de fio quente, para aplicação num veleiro de vela radio controlada, a partir de materiais de fácil aquisição, nomeadamente lâmpadas de uso comum, por forma a que o custo total seja tão baixo quanto possível. Para tal em primeiro lugar procedeu-se à escolha da lâmpada que apresentou melhor desempenho, dentro das três apresentadas inicialmente, sendo para esse efeito feita uma caracterização estática dos filamentos resistivos. De seguida foi efetuado um estudo relativo ao circuito que seria posteriormente utilizado para implementar o anemómetro. Por último foram feitos testes e medições, com recurso a uma montagem laboratorial especialmente construída para o efeito, de forma a comprovar a viabilidade dos materiais escolhidos.pt_PT
dc.description.abstractThe wind being a phenomenon of nature that cannot be controlled, has always aroused curiosity in humans. Since the wind has an impact on most activities, whether for leisure or work, the need arose to measure it in order to take greater advantage of this phenomenon. Due to this need, anemometers and sails emerged, devices capable of measuring the speed and direction of the wind respectively. Since the appearance of the first anemometers, new techniques and methods for measuring wind speed have been introduced, namely hot-wire anemometers, which are today very reliable techniques. The hot wire anemometers being devices of reduced dimensions can be applied in numerous scenarios, in the present work it is intended to use this type of anemometer in radiocontrolled sailboats. The main objective of the work is to create a hot-wire anemometer, for application in a radiocontrolled sailing sailboat, from easy-to-purchase materials, including common-use lamps, so that the total cost is as low as possible. To do so, firstly, the lamp that presented the best performance was chosen, among the three initially presented, and for this purpose a static characterization of the resistive filaments was made. Then a study was carried out on the circuit that would later be used to implement the anemometer. Finally, tests and measurements were carried out, using a laboratory assembly specially built for the purpose, in order to prove the viability of the chosen materials.pt_PT
dc.identifier.tid 202783960pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38076
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVentopt_PT
dc.subjectInstrumento de medidapt_PT
dc.subjectAnemómetro de fio quentept_PT
dc.subjectVeletapt_PT
dc.subjectVela rádio controladapt_PT
dc.titleAnemómetro-veleta de fio quentept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Naval
thesis.degree.nameCiências Militares Navais, na especialidade de Engenharia Naval, Ramo de Armas e Eletrónicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
522_25016_Dmytro Yantsur_final.pdf
Size:
2.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format