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Abstract(s)
O presente relatório pretende espelhar o processo de aprendizagem realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, que se traduziu na aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem (EEESCJ).
Partindo da temática da humanização de cuidados de enfermagem em cirurgia pediátrica e tendo consciência do problema a ela inerente, pois a hospitalização e a cirurgia constituem um evento crítico na vida da
criança/adolescente e família, que potenciam emoções de ansiedade e medo, e que podem consequentemente, resultar numa experiência traumática para a criança/adolescente, com efeitos psicológicos duradouros, identificou-se como objeto de estudo a preparação da criança, adolescente e família com enfoque na gestão emocional.
A metodologia adotada neste relatório assentou na prática reflexiva enquadrada na aprendizagem experiencial e baseada na evidência, sustentada pela Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson e pela Filosofia dos Cuidados Centrados na Família, para o desenvolvimento das competências supracitadas.
Na sociedade atual a tecnologia assume um papel preponderante, contudo, os processos de cuidar envolvem situações emocionalmente intensas, e para que a enfermagem assuma o verdadeiro sentido de cuidar é essencial não descurar a componente relacional entre enfermeiro e cliente. Se a estes aspetos associarmos a
dimensão emocional caminhamos no sentido de um cuidado humanizado, direcionado para as necessidades da pessoa na sua singularidade, tal como preconizado por Jean Watson.
A preparação da criança, adolescente e família com enfoque na gestão emocional materializou-se em ações/interações inseridas no processo de cuidar com o objetivo de minimizar a experiência emocional de tonalidade negativa da criança e família em diferentes etapas do seu processo de saúde-doença.
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Keywords
Enfermagem pediátrica Emoções Humanização dos cuidados