Repository logo
 
Publication

Guião de boas práticas para o lançamento de novos produtos em startups

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAlves, Gisela
dc.contributor.authorDuarte, Tânia Arêde
dc.date.accessioned2018-10-16T16:29:00Z
dc.date.available2021-09-05T00:30:15Z
dc.date.issued2018-09-05
dc.description.abstractPropósito: O propósito desta investigação é fornecer um guião de boas práticas para o lançamento de novos produtos tecnológicos lançados por startups portuguesas. Neste sentido, pretende compreender quais os precedentes que afetam o desempenho de novos produtos tecnológicos tendo por base o estado da arte do campo de estudo e o contexto empírico. Design/metodologia: Metodologia qualitativa com ênfase em questões abertas que são preferenciais para o estudo profundo do fenómeno e para o aparecimento de novo conhecimento. Deste modo, recorre a onze estudos de caso de startups portuguesas, com entrevistas a profissionais diretamente envolvidos no processo de lançamento de novos produtos tecnológicos. Resultados: Os resultados obtidos mostram que as decisões estratégicas e táticas, assim como a estratégia do lançamento têm um papel efetivo no desempenho de novos produtos tecnológicos. A orientação para o mercado é imprescindível mesmo antes do começo da empresa. As características pessoais, as características da empresa, a gestão do conhecimento e os recursos da empresa são fundamentais. Implicações práticas: O planeamento cuidado da etapa do lançamento é requerido e explícito neste estudo que ao enunciar os elementos críticos com influência no desempenho no lançamento de novos produtos tecnológicos no ambiente português de startups, fornece aos profissionais conhecimento para que possam ter uma tomada de decisão sólida com desfechos positivos no desempenho de novos produtos tecnológicos. Originalidade/Valor: Esta investigação apresenta um modelo teórico com suporte empírico que identifica oito elementos explicitamente relacionados com o desempenho dos novos produtos tecnológicos, aos quais se junta um nono, que surgiu através da análise dos estudos de caso.pt_PT
dc.identifier.tid201983826pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24312
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectlançamento de novos produtospt_PT
dc.subjectprodutos tecnológicos B2Bpt_PT
dc.subjectmarketing de alta tecnologiapt_PT
dc.subjectstartups.pt_PT
dc.titleGuião de boas práticas para o lançamento de novos produtos em startupspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tania_duarte.pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: