Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Intervenção do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica na promoção de estratégias protetoras do sono no recém-nascido / criança / jovem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Final_Ana Oliveira.pdf24.79 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O Sono constitui uma função neurobiológica fundamental, universal entre os seres humanos, caracterizando-se como um estado comportamental temporário e reversível. Esta atividade cerebral desempenha um papel essencial na reorganização das funções fisiológicas vitais, contribuindo decisivamente para a regeneração física e psicológica do organismo. Inversamente, a sua insuficiência provoca consequências adversas que comprometem significativamente o crescimento e a maturação na população pediátrica. Considerando as competências específicas e o âmbito de intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, revela-se fundamental a reflexão sobre o bem-estar da população infantojuvenil e dos seus agregados familiares ao longo das diferentes fases desenvolvimentais, tanto em ambiente hospitalar como na comunidade. Esta abordagem visa contribuir para a qualidade do repouso e, consequentemente, para a otimização do conforto nas suas múltiplas dimensões - física, psicoespiritual, social e ambiental - promovendo a maximização da saúde. O objetivo central consiste na planificação da integração da promoção e salvaguarda do repouso na população pediátrica através da valorização do conforto nas intervenções de enfermagem. Neste sentido, foram elaborados diagnósticos situacionais, definidos objetivos específicos e delineadas atividades correspondentes. As intervenções implementadas, sustentadas por investigação científica atualizada, pensamento crítico-reflexivo e adaptação às necessidades contextuais específicas, proporcionaram a aquisição de competências técnicas, científicas, éticas, comunicacionais e relacionais. Este processo traduziu-se no desenvolvimento de Cuidados Especializados e competências de Mestre, contribuindo ativamente para a transformação paradigmática da prática assistencial quotidiana, orientada para a excelência dos cuidados.
Sleep constitutes a fundamental neurobiological function, universal among human beings, characterized as a temporary and reversible behavioral state. This cerebral activity plays an essential role in reorganizing vital physiological functions, contributing decisively to the physical and psychological regeneration of the organism. Conversely, its insufficiency provokes adverse consequences that significantly compromise growth and maturation in the pediatric population. Considering the specific competencies and scope of intervention of the Specialist Nurse in Child and Pediatric Health, reflection on the well-being of the child and adolescent population and their family units throughout different developmental phases becomes fundamental, both in hospital and community environments. This approach aims to contribute to sleep quality and, consequently, to the optimization of comfort in its multiple dimensions - physical, psycho-spiritual, social and environmental - promoting health maximization. The central objective consists of planning the integration of promotion and safeguarding of sleep in the pediatric population through the valorization of comfort in nursing interventions. In this regard, situational diagnoses were elaborated, specific objectives defined, and corresponding activities outlined. The implemented interventions, sustained by updated scientific research, critical-reflexive thinking, and adaptation to specific contextual needs, provided the acquisition of technical, scientific, ethical, communicational, and relational competencies. This process resulted in the development of Specialized Care and Master's competencies, actively contributing to the paradigmatic transformation of daily care practice, oriented toward care excellence.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue