Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O desenvolvimento do gosto pela escrita no 2º CEB - algumas sugestões e propostas didáticas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
LUISA_ALMAS.pdf4 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto de investigação insere-se na área de Português e foi realizado em contexto de estágio de intervenção com uma turma de 5.º ano, numa escola pública da cidade de Coimbra. Durante os estágios curriculares que realizei, constatei que a maioria dos alunos apresenta algumas dificuldades na produção de texto, nomeadamente ao nível da criatividade. Para além disso, a escolha desta componente investigativa resultou da intenção de compreender se é possível desenvolver a escrita criativa no 2.º CEB, tendo em conta os obstáculos existentes, nomeadamente o elevado número de alunos por turma e a extensão do programa. Por fim, pretendia compreender de que forma é que a criatividade se desenvolve nas produções textuais dos alunos quando existe um maior incentivo e orientação para tal. Ao longo do ano letivo implementei algumas atividades que tinham como objetivo o desenvolvimento das competências de escrita. Neste sentido, foram propostas 4 tarefas de escrita; criação de um livro de histórias da turma, que tinha como objetivo reunir os melhores textos dos alunos e apresentação de “a caixa das histórias”, uma caixa que incentivava a entrega de textos de tema livre, escritos por iniciativa própria. A observação dos resultados permitiu-me concluir que é possível trabalhar a escrita criativa no 2.º CEB, desde que seja feita uma boa gestão do tempo letivo; que o género textual que melhor possibilita a escrita criativa é o texto poético e que a competitividade é uma boa estratégia para incentivar os alunos para a redação de textos criativos. Além disso, permitiu-me refletir sobre a importância de manter os alunos motivados, pois isso fará com que escrevam mais e, consequentemente, melhor.

Description

Keywords

Escrita Criatividade Caderno de Escrita Ensino Básico 2º Ciclo

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue