| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 4 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este projeto de investigação insere-se na área de Português e foi realizado em contexto de estágio de intervenção com uma turma de 5.º ano, numa escola pública da cidade de Coimbra. Durante os estágios curriculares que realizei, constatei que a maioria dos alunos apresenta algumas dificuldades na produção de texto, nomeadamente ao nível da criatividade. Para além disso, a escolha desta componente investigativa resultou da intenção de compreender se é possível desenvolver a escrita criativa no 2.º CEB, tendo em conta os obstáculos existentes, nomeadamente o elevado número de alunos por turma e a extensão do programa.
Por fim, pretendia compreender de que forma é que a criatividade se desenvolve nas produções textuais dos alunos quando existe um maior incentivo e orientação para tal. Ao longo do ano letivo implementei algumas atividades que tinham como objetivo o desenvolvimento das competências de escrita. Neste sentido, foram propostas 4 tarefas de escrita; criação de um livro de histórias da turma, que tinha como objetivo reunir
os melhores textos dos alunos e apresentação de “a caixa das histórias”, uma caixa que incentivava a entrega de textos de tema livre, escritos por iniciativa própria. A observação dos resultados permitiu-me concluir que é possível trabalhar a escrita criativa no 2.º CEB, desde que seja feita uma boa gestão do tempo letivo; que o género textual que melhor possibilita a escrita criativa é o texto poético e que a competitividade é uma boa estratégia para incentivar os alunos para a redação de textos criativos. Além disso, permitiu-me refletir sobre a importância de manter os alunos motivados, pois isso fará com que escrevam mais e, consequentemente, melhor.
Description
Keywords
Escrita Criatividade Caderno de Escrita Ensino Básico 2º Ciclo
