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A chamada de socorro nas Centrais de Emergência

dc.contributor.authorCruz, Lázaro
dc.date.accessioned2022-12-07T16:01:23Z
dc.date.available2022-12-07T16:01:23Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractUma sociedade cada vez mais exigente na resposta dada pelas entidades que participam nas ações de emergência e socorro, obriga a que estas estejam preparadas para dar uma resposta cada vez mais rápida e eficaz. São várias as entidades que concorrem para o sucesso do socorro em Portugal, seja pelo Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, pelo Sistema Integrado de Emergência Médica ou mesmo pelo Sistema de Busca e Salvamento Aéreo ou Marítimo. Independentemente do Sistema, o objetivo será sempre o socorro ao cidadão. Muitas das vezes, estes Sistemas interagem entre si com os meios e recursos disponíveis. São várias as entidades envolvidas nas ações de socorro, desde da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o Instituto Nacional de Emergência Medica, a Cruz Vermelha Portuguesa, Força Armadas, Forças e Serviços de Segurança, mas é inquestionável que são os bombeiros a principal força de resposta, principalmente os bombeiros voluntários, ou seja, os Corpos de bombeiros detidos por associações. Estas entidades estão dotadas de salas de Gestão de Emergência ou Centrais de Telecomunicações que são o ponto de contacto e articulação de todas as operações de emergência e socorro. É nestas que se realiza a receção e avaliação das chamadas de socorro, o acionamento dos meios necessários e o acompanhamento dos meios de emergência e socorro. É notória uma melhoria dos recursos tecnológicos que têm vindo a ser incrementados nas salas de emergência assim como o aumento da criação de centrais municipais de operações de socorro que têm como objetivo integrar todas as entidades nos municípios. Nesta dissertação pretendeu-se realizar uma análise ao nível de Portugal continental das tarefas realizadas e da articulação entre as salas de gestão de emergência/centrais de telecomunicações existentes, identificaram-se e analisaram-se os possíveis fluxos que as chamadas de socorro podem ter. Assim, com esta análise foi possível identificar aspetos positivos e aspetos passíveis de ser melhorados e, assim contribuir para a melhoria do socorro às populaçõespt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid203239628
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42567
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.subjectSalas de Gestão de Emergência; Centrais de telecomunicações; Chamada de socorropt_PT
dc.titleA chamada de socorro nas Centrais de Emergênciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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